Topo

Grêmio negocia rescisão com antiga promessa após volta do Cazaquistão

Yuri Mamute passou pelo Panathinaikos, da Grécia, antes de jogar no Cazaquistão - Divulgação/Panathinaikos
Yuri Mamute passou pelo Panathinaikos, da Grécia, antes de jogar no Cazaquistão Imagem: Divulgação/Panathinaikos

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/08/2017 04h00

Yuri Mamute está de volta, mas não por muito tempo. Depois de seis meses no Aktobe FC, do Cazaquistão, o centroavante se reapresentou ao Grêmio. Sem espaço no elenco principal, o jogador negocia a rescisão de contrato junto ao time gaúcho. O Grêmio deverá ficar com percentual dos direitos para lucrar com uma eventual transferência no futuro.

Aos 22 anos, o Yuri Mamute chegou a despertar o interesse do Atlético-GO antes do início do Brasileirão, mas as tratativas não avançaram. A rescisão é vista como melhor opção para o jogador se recolocar no mercado.

Sem o vínculo com o Grêmio, Yuri Mamute poderá negociar um salário compatível com outros clubes. O contrato junto ao Tricolor vai até o final de 2020.

Livre, o centroavante que teve passagem por seleções de base, também poderá fugir de uma regra que limita o número de empréstimos entre times da Série A. Essa parte foi uma das barreiras para acerto com o Atlético-GO, por exemplo.

Destaque nas categorias de base do Grêmio, Mamute viveu sua melhor fase entre os profissionais na temporada 2015. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, ele chegou a ser titular e à época ganhou aumento e novo contrato.

Desde que se profissionalizou, Yuri Mamute já foi emprestado pelo Grêmio quatro vezes. A primeira saída para o Botafogo, em 2014. Dois anos depois esteve no Panathinaikos, da Grécia, e no Náutico.