Topo

Presidente do Barça diz que Neymar é história e ninguém está acima do clube

REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

07/08/2017 07h42

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, abriu um congresso do clube nesta segunda-feira com um forte discurso sobre a transferência de Neymar para o PSG. Falando para o corpo diretivo, Bartomeu disse que o atacante brasileiro já faz parte da história e ninguém está acima do clube.

“Quero falar de futuro. Somos o Barcelona, um clube querido ao redor do mundo. Mas antes queremos dar por encerrado um capítulo do passado. Neymar fez parte de nosso clube, mas agora já é história. Foi uma decisão sua e fizemos tudo que estava ao nosso alcance para que ficasse. Sempre atuando com a responsabilidade que nos cabe, respeitamos a sua decisão. Tudo tem um limite e nenhum jogador pode estar acima do Barcelona”, disse.

Bartomeu aproveitou a situação para criticar indiretamente a postura do PSG, que para selar a transferência pagou os 222 milhões de euros (cerca de R$ 820 milhões) previstos como multa rescisória.

“Somos um clube de 118 anos de história, com grandes jogadores, com mais de 140 mil sócios, é nosso, dos sócios e não de um xeque ou oligarca”, disse, em referência ao time parisiense, que é comandado pelo milionário Nasser Al-Khelaifi.

O presidente do Barcelona ainda citou Lionel Messi e André Iniesta como exemplos de jogadores que estão identificados com o clube. E disse de forma direta que a maneira escolhida para a saída de Neymar não foi a correta, apesar de a recompensa financeira ter sido satisfatória.

"O compromisso de fidelidade de Leo Messi também deve ser um exemplo, assim como Andrés Iniesta. Prevíamos a possibilidade de Neymar sair e por isso subimos a cláusula e agora estamos trabalhando para encontrar substitutos", disse, citando que o valor da transferência será usado na busca por um substituto e para melhorar o patrimônio do clube.

"A decisão, seja qual fosse, seria boa para o Barça. Se ficasse, iríamos manter um grande jogador e se saísse teríamos uma grande quantidade (de dinheiro). Com esta cláusula tínhamos todas as garantias a. As formas não foram as melhores, não são as que devem defender o nosso jogador. Este dinheiro servirá para melhorar o nosso patrimônio", completou

Neymar chega ao PSG: "É mágico!"

UOL Esporte