Topo

O destro que 'virou canhoto' encanta Guardiola e foi disputado por gigantes

Do UOL, em São Paulo

08/08/2017 04h00

Seu nome ainda não é tão comentado mundo afora, mas tudo indica que será em breve. Brahim Díaz acabou de completar 18 anos e está recebendo suas primeiras chances no time principal do Manchester City. No entanto, no que depender da admiração de Pep Guardiola e de sua habilidade com os dois pés, a torcida dos "citizens" pode ficar animada.

Díaz é um meia-atacante habilidoso que se destaca por ser ambidestro. E tal virtude é resultado de uma decisão sua quando tinha só 12 anos: treinar a perna “ruim”. Ele fez isso durante uma temporada inteira pelo Málaga. Em treinos e jogos, procurava usar muito mais a esquerda do que a direita, sua perna naturalmente mais habilidosa.

“Propusemos ao clube que algumas atividades fossem feitas pelos jogadores das categorias de base só com a perna ‘ruim’, assim eles evoluiriam. Mas o Brahim se contagiou demais pela ideia”, recorda Rodrigo Hernando, ex-treinador da base do Málaga.

No recente amistoso entre City e Real Madrid, Díaz fez o quarto gol da vitória por 4 a 1 em um lance trabalhado todo com a esquerda. E foi um golaço. Ele começou a tabela com a direita, mas depois recebeu e conduziu a bola de esquerda, cortando o marcador na entrada da área e batendo no canto superior direito. Tudo isso com a antiga “perna ruim”.

Segundo seu antigo treinador, logo os grandes clubes da Espanha perceberam que Brahim Díaz era acima da média. O garoto já estava acostumado a enfrentar jogadores mais velhos e mesmo assim se destacava.

Por isso, a pedido de Guardiola, então técnico do Barcelona, o clube catalão tentou sua contratação. O Real Madrid também se interessou, mas o City fez a melhor proposta e convenceu o espanhol em 2014. Agora, alguns anos depois, Guardiola o elogia publicamente e pode contar com ele em seu elenco.

O treinador já avisou que pretende dar cada vez mais chances para Díaz, que estreou entre os profissionais no segundo semestre do ano passado. O meia-atacante, inclusive, é próximo da família Guardiola, já que Pere, irmão de Pep, é empresário do jogador. É aguardar para ver seu desempenho no time principal do City.