Topo

Boa forma de europeus em pré-temporada breca lista caseira de Tite

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/08/2017 12h13

Com o Brasil já classificado para a Copa do Mundo, o técnico Tite manteve uma predominância de jogadores que atuam no exterior na convocação apresentada nesta quinta-feira e frustrou uma expectativa pela presença de mais atletas locais. O próprio treinador, que assistiu a diversos jogos em estádios brasileiros nos últimos dois meses, explicou o motivo de não levar adiante a intenção de uma lista mais caseira. 

Segundo Tite, a observação da comissão técnica mostrou que os jogadores que atuam na Europa, em sua grande maioria em início de temporada, apresentaram boa forma já nos primeiros dias de trabalho. Cleber Xavier, auxiliar técnico da seleção brasileira, e Fábio Mahseredjian, preparador físico da equipe nacional, viajaram para os Estados Unidos e Alemanha para acompanhar a pré-temporada de possíveis convocados no país

“Talvez eu tenha me precipitado e falado antes com vocês. Mas gostamos do nível (dos jogadores de times europeu)”, disse Tite, que convocou os corintianos Cássio e Fagner, o são-paulino Rodrigo Caio e o gremista Luan.

Já o auxiliar Cleber Xavier explicou, com Roberto Firmino como exemplo, o critério utilizado para apostar nos jogadores que estão em início de temporada.

“Não sei se seria uma surpresa (o nível na pré-temporada dos europeus). O Firmino, como exemplo, nos jogos que vimos contra o Atlético de Madrid e Bayern, fez grandes atuações, com e sem bola, com uma intensidade muito grande. Na última convocação ele não esteve, estava com lesão, começou mais cedo a pré-temporada. Eles vão ter ainda, até a convocação, em média quatro jogos”, explicou.

Em relação à última convocação para jogos das Eliminatórias em março, o número de atletas que atuam em times nacionais manteve-se estável. Na ocasião, Fagner, Diego e Diego Souza foram lembrados na lista inicial, mas o palmeirense Dudu também integrou o grupo após a lesão de Douglas Costa.

O Brasil enfrentará na próxima rodada o Equador na Arena do Grêmio, no dia 31 de agosto. No dia 5 de setembro o desafio será contra a Colômbia, fora de casa.