Topo

Clássico proibido da Argentina completa 20 anos sem jogo. Culpa do ódio

Símbolos de Aldosivi e Alvarado, rivais argentinos da cidade de Mar del Plata - Reprodução
Símbolos de Aldosivi e Alvarado, rivais argentinos da cidade de Mar del Plata Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/08/2017 04h00

No dia 10 de agosto de 1997, Aldosivi e Alvarado se enfrentaram pela última vez. Ambos são de Mar del Plata. O duelo entre eles é conhecido como o jogo local que mais cativa o público. No entanto, nos últimos 20 anos, as duas equipes não puderam se enfrentar nem em amistoso. Por questões de segurança, esse se tornou o "clássico proibido" da Argentina.

O Aldosivi foi fundado em 1913; o Alvarado, 15 anos depois. Mas foi só no fim da década de 1980 que a rivalidade entre os times começou a crescer. No fim de 1988, a torcida do Alvarado decidiu apoiar a do Norte, adversário do Aldosivi na oportunidade. Ao fim da partida, houve brigas e confusão entre as duas torcidas.

No ano seguinte, com times mais parelhos, Aldosivi e Alvarado passaram a se enfrentar com frequência pela liga de Mar del Plata. Cresceu a rivalidade, cresceram os episódios de violência entre torcedores.

A espiral violenta foi se alimentando até 10 de agosto de 1997. Naquele dia, segundo relatos de jornais da época, a partida não chegou nem aos 30 minutos: as brigas eram tantas na arquibancada que o árbitro encerrou o jogo antes da primeira meia hora de bola rolando.

A confusão saiu do estádio e ganhou as ruas, com torcedores se enfrentando pela cidade e deixando as autoridades atônitas. A rivalidade do futebol perdia espaço para a truculência e para a ignorância de alguns torcedores.

Foram várias tentativas para retomar o clássico. Em 2011, por exemplo, os organizadores da Copa da Argentina consultaram as autoridades para saber se podiam promover os principais clássicos do país. Todos os duelos entre rivais foram liberados, de Boca x River a Newell’s x Rosario Central. Mas a polícia de Mar del Plata vetou Aldosivi x Alvarado.

A liga local também tomou seus cuidados. Em um primeiro momento pós-1997, excluiu os times da liga, e eles passaram a jogar torneios nacionais. Depois, voltaram à liga de Mar del Plata, mas em chaves diferentes para que não pudessem se encontrar.

Atualmente, o Aldosivi acaba de cair para a segunda divisão argentina, enquanto o Alvarado disputa o Torneo Federal A, equivalente à terceira divisão e disputado por times do interior do país. O destino tem separado os dois rivais, mas é o ódio que os impede até de se encararem em um amistoso.