Topo

Tite convoca Cássio e Luan para jogos da seleção; veja a lista completa

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/08/2017 11h19

Com o Brasil já classificado para a Copa do Mundo, o técnico Tite convocou a seleção brasileira nesta quinta-feira (10) com novidades para os jogos contra Equador e Colômbia pelas Eliminatórias. O goleiro Cássio, destaque do líder do Campeonato Brasileiro, recebeu a primeira oportunidade desde que o seu antigo treinador no Corinthians assumiu o cargo. O atacante Luan, que vive grande fase no Grêmio, também está na lista.

Tite disse que baseou a sua convocação em três fatores: passado no clube e seleção, momento presente e projeção futura para a Copa. Assim, em relação à última lista das Eliminatórias, chama a atenção as ausências de Weverton, Gil, Diego, Diego Souza e Douglas Costa na lista apresentada nesta quinta-feira. Além de Luan e Cássio, entram Rodrigo Caio e Taison e volta Gabriel Jesus, que estava lesionado em março. Dudu, que substituiu Douglas Costa na oportunidade, também ficou de fora.

Sobre a convocação de Cássio, Tite destacou o ótimo momento do goleiro. O preparador de goleiros da seleção, Taffarel, também visitou o Santos e havia expectativa por uma possível lembrança a Vanderlei, mas ele preferiu a manutenção de Alisson e Ederson. Entre os 23 convocados, apenas quatro atuam em clubes brasileiros, sendo que o lateral Fagner também foi chamado e deixa o líder do Campeonato Brasileiro representado por dois jogadores.

"Temos 6 ou 7 atletas que estamos acompanhando. Então poderíamos testar o Weverton, o Vanderlei, o Diego... todos esses atletas. O Cássio se credenciou pelo seu desempenho. Se você pegar a regularidade dos últimos 4, 5 anos. E o momento que ele foi retirado da equipe foi comigo. Houve uma retomada e agora sua convocação".

O Brasil enfrentará o Equador no dia 31 de agosto, na Arena Grêmio. No dia 5 de setembro, o desafio será contra a Colômbia, fora de casa. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, foi confirmado como chefe de delegação na viagem.

A convocação não afetará os times na disputa do Campeonato Brasileiro. Haverá um intervalo na tabela entre a rodada 22, marcada para os dias 26 e 27 de agosto, e a rodada 23, que terá início no dia 9 de setembro. Os jogadores se apresentarão no dia de 27 de agosto à noite para iniciar a preparação para os duelos.

O Brasil lidera as Eliminatórias com 33 pontos e garantiu a sua vaga na Copa do Mundo na última rodada, quando ganhou do Paraguai em março. Desde então, a seleção de Tite disputou mais dois amistosos, com vitória sobre a Austrália e revés para a Argentina. Assim, com o treinador, o retrospecto da seleção é de 10 triunfos e uma derrota.

Veja a lista completa

Goleiros

Alisson (Roma)
Cassio (Corinthians)
Ederson (Manchester City)

Laterais

Daniel Alves (PSG)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luis (Atlético de Madri)
Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros

Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Thiago Silva (PSG)

Meio-campo

Casemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)
Giuliano (Zenit)
Luan (Grêmio)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Willian (Chelsea)

Atacantes

Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Neymar (PSG)
Taison (Shakhtar Donetsk)