Topo

Fla se acerta com Rueda e discute últimos detalhes para confirmar técnico

O técnico colombiano Reinaldo Rueda está cada vez mais próximo do Flamengo - TOSHIFUMI KITAMURA/AFP
O técnico colombiano Reinaldo Rueda está cada vez mais próximo do Flamengo Imagem: TOSHIFUMI KITAMURA/AFP

Rodrigo Mattos e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/08/2017 04h00

Flamengo e Reinaldo Rueda têm um acordo. O colombiano está cada vez mais próximo de ser confirmado como o novo técnico do Rubro-negro. No entanto, as partes costuram os últimos detalhes do contrato antes do anúncio. O treinador aceitou a proposta do clube carioca e a parte burocrática está em andamento.

O compromisso está sendo traduzido para os dois idiomas (português e espanhol) e ainda precisa ser assinado, o que só ocorrerá com a presença de Rueda no Rio de Janeiro. Um representante do profissional conversa diretamente com a diretoria rubro-negra para costurar os termos finais e fazer os ajustes necessários. Segundo apuração do UOL Esporte, falta pouco para que tudo seja resolvido. O otimismo é grande e uma reviravolta é tratada como improvável nos bastidores.

Jayme - Apu Gomes/AFP - Apu Gomes/AFP
Enquanto a situação de Rueda é resolvida, Jayme segue no comando do Flamengo
Imagem: Apu Gomes/AFP
Por enquanto, o Flamengo será comandado pelo interino Jayme de Almeida, que já dirigiu o time na goleada por 5 a 0 sobre o Palestino-CHI, na Copa Sul-Americana. Assista aos gols da vitória do Flamengo. Agora, o time tem pela frente o Atlético-MG no domingo (13), pelo Campeonato Brasileiro, e o Botafogo, quarta-feira (16), na Copa do Brasil.

Como Reinaldo Rueda precisa assinar o contrato e obter o visto de trabalho antes de exercer a atividade profissional no país, a permanência de Jayme no cargo, ao menos até o primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, é uma possibilidade considerável. O Flamengo trabalha com calma para amarrar todas as pontas, mas espera resolver a situação do novo técnico o quanto antes.

A opção por um treinador estrangeiro era um sonho antigo de boa parte dos dirigentes do clube carioca. Entre eles, existe a convicção de que Reinaldo Rueda precisará de tempo para conhecer os jogadores e se familiarizar com o futebol do país. A direção, no entanto, decidiu apostar em um projeto inovador e considerou que vale o risco para ter os resultados esperados, ainda que demore mais tempo para isso.

Rueda era realmente um desejo do Flamengo. Quando Muricy Ramalho se retirou por problemas de saúde no ano passado, o colombiano esteve entre os preferidos da diretoria para assumir o cargo. Não houve acordo na época. Desta vez, falta pouco para colocar tudo no papel e iniciar o sonhado projeto estrangeiro.