Topo

Botafogo 'vira chave' e já inicia planejamento para encarar Fla na semi

Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/08/2017 04h00

O Botafogo cumpriu a missão com louvor. Venceu o Nacional-URU por 2 a 0 e pegará o Grêmio nas quartas de finais. A Libertadores já faz parte do passado e o Alvinegro já inicia o planejamento para encarar o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil. O time ainda medirá forças com os gaúchos pelo Campeonato Brasileiro, mas os atletas que entrarão em campo no domingo precisarão estar descansados, o que sugere uma escalação mista.

Jair Ventura não quis detalhar o planejamento. “Ainda vamos sentar com o departamento de fisiologia para ver quais os jogadores estarão aptos para entrar em campo contra o Grêmio”, disse o treinador.

O Botafogo está há cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro e não está nem um pouco satisfeito com a situação. Até por isso, o time dificilmente será composto inteiramente por reservas. Alguns titulares devem fazer a base da equipe que enfrentará o Grêmio, que também tem utilizado equipes alternativas na véspera de jogos da Copa do Brasil e Libertadores.

“Não deixamos essas situações penetrarem no grupo [derrotas no Brasileiro]. Quando perdemos os jogos, o grupo é o mesmo. Por que vou olhar de cara feia para o Pimpão? O Montillo falou sobre isso. A gente procura trabalhar. Os grandes responsáveis são os jogadores, eles que se entregam. Mas é claro que a situação nos incomoda”, disse Jair Ventura.

A decisão de poupar alguns jogadores tem como objetivo fazer com que o time tenha pernas mais leves para encarar o Flamengo. Vivendo um sonho na Libertadores, o Botafogo já tem o grande rival como próximo objetivo. O rico elenco do Rubro-negro é mais uma pedra no caminho do Alvinegro, assim como já ocorreu com outros favoritos anteriormente.

“Não nos colocam como favoritos e não podemos ficar chateados. Não somos mesmo. Mas temos orçamento x trabalho. Equiparamos isso [diferença de dinheiro] com muito trabalho. Por isso ainda estamos todas as competições, junto com o Grêmio. Não serve de motivação, para mostrar para os outros. Isso não incomoda. Queremos dar nosso melhor independente dos outros. Pela gente, nossa torcida e família”, encerrou.

A partida da última quinta iniciou um período de três decisões que definem a temporada do Botafogo. A vitória sobre o Nacional-URU garantiu o time nas quartas de final da Libertadores. Em outra frente, o Alvinegro encara o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil. As partidas serão no dia 16 e 23.