Topo

Nonoca, a joia que barrou capitão do Cruzeiro é fã de Cristiano Ronaldo

Nonoca, volante do Cruzeiro, em jogo diante do Botafogo - © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Nonoca, volante do Cruzeiro, em jogo diante do Botafogo Imagem: © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

11/08/2017 04h00

A escalação de Mano Menezes no empate com o Botafogo em pleno Mineirão, no último domingo, reservou uma surpresa: Nonoca foi titular do time e Henrique ficou no banco de reservas.

A opção do técnico é explicada pela questão física do capitão. Mas é curiosa pelo fato de o meio-campista de 19 anos não ser tão conhecido pelo público.

O jovem foi promovido ao elenco principal em janeiro deste ano. A estreia, contudo, ocorreu somente em 9 de abril, no triunfo por 2 a 0 sobre o Democrata/GV, pelo Campeonato Mineiro.

Desde o primeiro jogo, ele participou de mais três no time profissional, mas somente o do fim de semana passado, pela 19ª rodada do Brasileirão, na condição de titular. Mas quem é o jogador que conquistou a comissão técnica e substituiu um líder do plantel?

Natural de Leopoldina, no interior de Minas Gerais, Lucas de Souza Ventura é mais conhecido como Nonoca. O apelido foi herdado do falecido pai e perdura até hoje.

“Nonoca é apelido do meu pai. Cidade pequena tem muito disso do filho pegar o apelido do pai.  E comigo não foi diferente. Tenho esse apelido de Nonoca, foi pegando na base e hoje no profissional eu prefiro Nonoca para homenagear o meu pai”, disse em recente entrevista coletiva.

“Meu pai faleceu muito novo e não lembro muito dele, bem pouco. Espero que ele esteja feliz lá em cima”, acrescentou.

Embora seja volante, a inspiração de Nonoca no futebol atual é um atacante: Cristiano Ronaldo. O craque do Real Madrid é o grande ídolo do garoto de 19 anos.

“Bom, no futebol, gosto bastante do Cristiano Ronaldo, mas não tem nada a ver com o meu futebol. Eu me inspiro bastante no meu pai também. Ele jogou futebol e me inspiro nele”, afirmou.