Topo

Opinião: Vanderlei foi injustiçado por Tite, mas Cássio merecia convocação

Do UOL, em Santos (SP)

11/08/2017 04h00

Cássio foi a principal novidade na lista de convocados de Tite para os jogos contra Equador e Colômbia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Foi a primeira vez que o goleiro do Corinthians apareceu na relação do técnico desde que ele assumiu o comando da seleção brasileira, em junho de 2016. Já Vanderlei, goleiro do Santos, mais uma vez não teve seu nome lembrado.

Diante disso, convocamos os blogueiros do UOL Esporte para opinarem: Vanderlei foi injustiçado por Tite? Cássio merecia a convocação? Confira o que eles acham:

ALEXANDRE PRAETZEL

Era o momento do Vanderlei. Tem regularidade e segurança, com ótimas atuações. Poderia ter sido chamado na vaga de Alisson, já testado e conhecido de Tite e Taffarel. Cássio vive sua melhor fase no Corinthians. Entrou em forma e é um dos responsáveis pela campanha do time no Brasileiro. Convocação merecida. 

ANDRÉ ROCHA

Era o momento do Vanderlei, que vem bem há tempos e passou a se destacar ainda mais no Santos "briga de rua", que ataca muito e cede espaços atrás. Mas como criticar Tite por convocar o goleiro que compensa com segurança as raras falhas do mais bem armado sistema defensivo do país? Sem contar que o conhece muito bem. Cassio sabe o que Tite espera do trabalho de um goleiro, inclusive na orientação dos companheiros. Não vejo como injustiça nem absurdo. Questão de critério na escolha.

JUCA KFOURI

Eu convocaria os dois, Cássio e Vanderlei. Acho ambos melhores que Alisson, embora não saiba compará-los a Ederson.

JULIO GOMES (Leia mais no Blog)

Acho que os dois mereciam uma chance. Apesar de ter a confiança de Tite, Alisson podia ter ficado fora dessa. O recado de Tite no início da coletiva acho que passa pela situação dos goleiros. Vanderlei vive grande fase, mas é mais velho e não teria muitos anos na seleção. Alisson e Ederson são projetos de presente e futuro. Se é para escolher entre Cássio e Vanderlei, não haveria injustiça em qualquer dos casos. Ambos estão em grande fase e são os melhores do Brasileiro. Se só tem lugar para um, paciência.

MAURO BETING (Leia mais no Blog)

Acredito que sim, foi injustiçado. O Vanderlei, para mim, foi o melhor goleiro do Brasileirão do ano passado e, junto com Cássio, é o melhor goleiro do Brasil hoje. Eu ainda acho o Diego Alves melhor que os dois, mas a fase atual dele e do Flamengo não é legal. O Cássio tem merecido pela reviravolta espetacular, pela história maravilhosa que tem no Corinthians, pela capacidade de crescer em jogos decisivos, mas o Vanderlei vem com uma regularidade absurda, e para uma meta que teve até o Muralha, o Vanderlei jogaria de costas. Eu teria convocado, sim, para agora, o Ederson, que é um goleiro com maior potencial, deixaria para descanso, até para observações, o Alison, e traria o Cássio, mas também o Vanderlei. Jogaria uma partida o Vanderlei e outra partida o Cássio nas eliminatórias para ver o desempenho deles, principalmente do Vanderlei. O Cássio já foi mais testado até porque já foi uma vez levado e lembrado pelo Dunga ainda no Grêmio, em 2007, lá no começo da carreira. O Cássio está merecendo a chance que eu não daria no ano passado e, o Vanderlei, já há muito tempo. E sobre esse ano, o Cássio vive um momento espetacular, inclusive mais magro, mas ele fica em uma defesa que super o protege; quando passa, ele tem catado tudo, inclusive pênaltis, que não eram características dele. Mas o Vanderlei, até pelos números do Footstats, é o goleiro mais acionado e com mais defesas difíceis não só neste Campeonato Brasileiro; para mim, o Vanderlei já foi o melhor goleiro do Brasileiro do ano passado. Então, por 2016 e também por 2017, eu daria mais chances para o Vanderlei do que para o próprio Cássio.

MARCEL RIZZO

Vanderlei merece uma chance, e acredito que vá ter até o fim do ano. Ele disputa com Cássio, que também merecia ser observado de perto, uma vaga já que Alisson e Ederson estão mais frequentes na seleção. Apesar disso não descartaria Cássio e Vanderlei juntos em convocações futuras. O gol é a posição mais indefinida para a Copa.

PVC

Acho Cássio melhor que Vanderlei. Mais colocação, menos plasticidade. Também é importante o fato de Tite o conhecer. Mas Vanderlei precisa continuar sendo observado. Para mim, há cinco goleiros disputando 3 vagas. Alisson, Ederson, Cassio, Vanderlei e Diego Alves.

RICARDO PERRONE

Vanderlei foi injustiçado, mas não por causa da presença de Cássio. Ambos mereciam oportunidade. Com a seleção brasileira classificada para a Copa da Rússia, Tite poderia promover já um revezamento entre os dois melhores goleiros do Brasileirão. Acredito que seria mais produtivo experimentar a dupla de uma vez, pois a camisa 1 ainda não tem dono.

RODRIGO MATTOS

Vanderlei foi injustiçado. E Cássio merecia uma chance. Não entendo a preferência dos técnicos de seleção por Alisson que não mostrou o suficiente para estar consolidado como está em todas as listas.