Topo

Cria do PSG, lateral africano é o primeiro a desafiar Neymar na França

O lateral direito do Guingamp, Jordan Ikoko, será o primeiro a marcar Neymar - AFP PHOTO / FREDERICK FLORIN
O lateral direito do Guingamp, Jordan Ikoko, será o primeiro a marcar Neymar Imagem: AFP PHOTO / FREDERICK FLORIN

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

12/08/2017 04h00


A cada escapada de Neymar pelo lado esquerdo do ataque do PSG, lá estará Jordan Ikoko. Assim de nome, nada conhecido. O jogador de 23 anos nascido na República Democrática do Congo será o primeiro a marcar o brasileiro na França. A promessa é de jogo limpo, bem diferente dos pedidos recebidos pelas redes sociais de deslealdade com o adversário.

O lateral direito do Guingamp, torceu durante a semana pela liberação de Neymar para a partida de domingo, às 17h, no estádio Du Roudourou. Algo que aconteceu nesta sexta-feira.

“Não há um plano anti-Neymar. Eu sei que gosta de se mover para dentro, tem a arte do drible quase imparável, mas vou tentar parar”, disse Ikoko.

O Neymar é um jogador que aprecio demais. Será a primeira vez na minha carreira que enfrento alguém de classe mundial”, complementou.

A frase dá o tom da expectativa criada com a presença de Neymar. Por conta dela, Ikoko comentou receber de fanáticos em sua conta no Twitter pedidos para usar da violência da marcação ao brasileiro.

“Eu recebi muitas mensagens, pessoas pedindo para bater no Neymar. Mas não será assim. Vou tentar estar próximo dele, mas sempre sendo leal na marcação”, destacou.

De fato, Ikoko não tem histórico de virilidade. O jogador tem uma expulsão na carreira em cinco anos de profissional. Na temporada passada pelo Guingamp fez 27 jogos no Campeonato Frances tendo recebido apenas três cartões amarelos.

Histórico no PSG

Aos 15 anos, Ikoko foi jogador das categorias de base do PSG. Nos três anos de passagem no clube consolidou amizade com o lateral esquerdo Kurzawa e o meio-campo Rabiot, adversários deste domingo.

“Não guardei mágoas por não ser aproveitado. Foi um final de contrato amigável. Ainda sonho em voltar a jogar lá”, comentou.

Na sequência da carreira, Ikoko passou por clubes pequenos da França como o Créteil e o Le Havre e jogou a segunda divisão pelo Lens na temporada 2015/2016. A oportunidade na divisão principal veio no Guingamp na temporada seguinte.

“Acho que agora vou me tornar conhecido”, brincou o primeiro marcador de Neymar na França.