Topo

Barcelona testa força sem Neymar em superclássico contra o Real Madrid

AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

13/08/2017 04h00

Com Neymar assistindo pela televisão, o Barcelona venceu o Real Madrid por 3 a 2 em pleno Santiago Bernabéu, em abril, pelo Campeonato Espanhol. O jogo ficou marcado pelo gol de Lionel Messi nos instantes finais e faz os torcedores do clube acreditarem no sucesso do time após a saída do brasileiro. O primeiro grande teste acontece neste domingo, no Camp Nou, às 17h (de Brasília), justamente contra o arquirrival.

O confronto é o de ida da final da Supercopa da Espanha (duelo entre os atuais campeões do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei). Mas o título virou algo secundário perto da importância de provar o bom futebol sem Neymar.

“Neymar é passado. Temos condições de mostrar o mesmo potencial com o nosso elenco. Seguimos com a responsabilidade de ser um dos melhores times do mundo”, comentou o treinador do Barcelona, Ernesto Valverde.

Nos 3 a 2 contra o Real Madrid, o então treinador Luis Enrique usou Paco Alcácer como substituto de Neymar – brasileiro cumpriu três jogos de suspensão pela expulsão contra o Málaga -. Só que a falta de profundidade do atacante espanhol acostumado a jogar como 9 foi criticada pela mídia a catalã.

Na goleada contra a Chapecoense por 5 a 0, Valverde testou Deloufeu no setor esquerdo de Neymar. O espanhol, com um gol e duas assistências, teve atuação destacada. No entanto, ainda não convenceu os torcedores.

Em recente pesquisa do jornal catalão Sport, a opção “contratar um jogador” foi a vencedora com 70% dos votos na pergunta sobre um substituo para Neymar. Entre as opções do elenco estavam Paco Alcácer, Deloufeu e Arda Turan.

Em Barcelona é considerado claro que Valverde precisa abdicar do esquema 4-3-3 com o Tridente para solucionar a saída de Neymar. E é por isso que a contratação de Coutinho segue sendo vista como ideal. O meia brasileiro permitira a mudança do esquema para o 4-4-2 ou 3-4-3.

“Ter o Coutinho não significa ser um substituto (do Neymar), mas sim reinventar um time que não tem mais capacidade de seguir no mesmo padrão tático sem o Neymar. É criar uma alternativa interessante. Não adianta acharem que o Barcelona está pronto”, comentou Bruno Alemany, repórter da rádio Cadena Ser.

“Encarar o Real Madrid sem os reforços desejados (Dembélé e Coutinho) é o ideal para medir a capacidade sem o Neymar. Com o elenco atual, ninguém acredita que o Barcelona possa levar vantagem contra eles na disputa do Espanhol e Liga dos Campeões”, comentou Toni Padilla, editor do jornal catalão Ara.