Topo

Flamengo anuncia contratação de técnico colombiano Reinaldo Rueda

Rueda - Divulgação/Flamengo  - Divulgação/Flamengo
Rueda assina contrato com o Flamengo
Imagem: Divulgação/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/08/2017 12h43Atualizada em 14/08/2017 18h41

Reinaldo Rueda é o novo técnico do Flamengo. O clube anunciou o treinador de forma oficial nesta segunda (14). Campeão da Copa Libertadores de 2016 pelo Atlético Nacional, o colombiano chega para substituir Zé Ricardo e tentar salvar a temporada, principalmente nas competições de mata-mata. O comandante, no entanto, está respaldado pela diretoria para um projeto longo no Rubro-negro. Ele será o responsável por organizar o futebol até dezembro de 2018. 

"Assinou! Reinaldo Rueda é o novo treinador do Flamengo #BienvenidoRueda", publicou o Flamengo em seu Twitter. Era apenas a assinatura do contrato que estava pendente para que o treinador fosse anunciado de forma oficial pelo clube. 

Em seu Twitter, o treinador chamou o Fla de "maior clube do Brasil". "Feliz por estar no Flamengo. Ter essa honra de ser eleito para orientar esse projeto no maior clube do Brasil", disse. 

Reinaldo Rueda será apresentado ainda nesta segunda-feira, no CT George Helal, após o treino marcado para as 15h. O Fla informou ainda que com ele, também chegam os auxiliares Carlos Eduardo Velazco e Bernardo Redin.

A opção por um técnico estrangeiro é sonho antigo de boa parte dos dirigentes do clube carioca. Existe a convicção de que Reinaldo Rueda precisará de tempo para conhecer os jogadores e se familiarizar com o futebol do país. A direção decidiu apostar em um projeto inovador e considerou que vale o risco para ter os resultados esperados, ainda que demore mais tempo para isso.

Reinaldo Rueda tem 60 anos e iniciou a carreira de técnico em 1993. Ele treinou as equipes colombianas Cortuluá, Deportivo Cali e Independiente Medellín antes de passar por algumas seleções nos anos 2000. Por pouco não classificou a Colômbia para a Copa do Mundo de 2006.

O técnico, inclusive, tem duas Copas no currículo. Dirigiu a modesta seleção de Honduras em 2010. Depois, iniciou o ciclo que colocou o Equador no Mundial do Brasil de 2014. Terminou o torneio com uma vitória, um empate e uma derrota. O grupo tinha França, Suíça e Honduras.

A maior glória de Reinaldo Rueda foi realmente no ano passado, quando levou o colombiano Atlético Nacional ao título da Copa Libertadores. O time fez excelente campanha e apresentou um futebol envolvente, o que contribuiu para o nome do técnico despontar entre os torcedores brasileiros.

Rueda era um sonho antigo do Flamengo. Quando Muricy Ramalho se retirou por problemas de saúde no ano passado, o colombiano esteve entre os preferidos da diretoria para assumir o cargo. Não houve acordo na época. Demorou, mas o namoro terminou com um final feliz. O técnico tem o apoio de boa parte da torcida e uma oportunidade para brilhar no futebol brasileiro.