Topo

Contratação de Camilo pelo Internacional vai além da Série B. Entenda

Camilo em ação com a camisa do Internacional pela Série B do Brasileiro - Ricardo Duarte/Inter
Camilo em ação com a camisa do Internacional pela Série B do Brasileiro Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/08/2017 04h00

Um investimento alto para um suplente. Camilo não foi barato ao Internacional. O jogador custou o empréstimo e parte dos direitos de Brenner, além do abatimento de uma dívida do Botafogo. Mas se engana quem pensa que a chegada dele visa apenas o regresso à Série A. O projeto para o armador vai além disso.

A contratação de Camilo visa, primeiro, o benefício imediato. D'Alessandro, de 36 anos, não conseguia jogar todas as partidas da temporada. Vez por outra precisava ser preservado por conta do desgaste físico e isso trazia problemas ao comando técnico. Camilo, de cara, virou reposição em característica e de qualidade considerável.

Porém, não foi apenas a necessidade de ter um substituto para o gringo que motivou a direção a investir no atleta de 30 anos. Camilo é visto como um 'titular de futuro'. Com contratato de D'Ale perto do fim (acaba em 31 de dezembro) e a incerteza da permanência dele atuando profissionalmente, o Colorado tratou de se precaver.

De toda forma, se o camisa 10 optar por renovar seu contrato, a tendência é que um ano mais velho necessite de ainda mais tempo  para recuperação física. Desta forma, Camilo entraria ainda mais vezes.

Além disso, era incerto o nível de atuação de Eduardo Sasha. Na ocasião da contratação de Camilo, o meia-atacante poderia ser negociado com São Paulo ou ainda seguir a rotina de oscilação que o acompanhava desde a recuperação de uma cirurgia no tornozelo. Mesmo sem ser a posição original, Camilo poderia atuar aberto pela esquerda caso Sasha não encontrasse o melhor rendimento. Mas encontrou.

Outro ponto a ser observado é que o vínculo de Edenílson com o Colorado vai até o meio do ano que vem. O mesmo vale para Felipe Gutiérrez. Ambos são opção para o centro no 4-1-4-1 adotado atualmente pela equipe de Guto Ferreira. Camilo pode suprir tais carências mesmo sem o poder de marcação de ambos.

O vínculo firmado foi logo de dois anos, renovável por mais dois. Assim, o Internacional projeta a utilização dele além do regresso à Série A. O primeiro semestre atuando em Porto Alegre servirá mais para ambientação ao clube, à cidade e ao novo momento. Com bom rendimento demonstrado, o processo de construção de titularidade está caminhando rapidamente.

No último sábado, Camilo deu duas assistências na vitória de 3 a 1 sobre o Londrina. Ambos gols de Klaus. "É trabalho de equipe, trabalhando pelo todo. Pelo grupo. Esse perfil de entrega, de humildade e caráter, está construindo o Inter. Fazendo o Inter a cada dia mais forte", analisou o técnico Guto Ferreira depois do jogo.