Topo

Só Dembélé é visto como capaz de manter esquema que Barça usava com Neymar

Odd Andersen/AFP
Imagem: Odd Andersen/AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

16/08/2017 04h00

Sem Neymar, o treinador do Barcelona, Ernesto Valverde, faz planos para reforçar o meio-campo. O esquema 4-3-3 será abandonado até que uma solução de bastidor seja apresentada: a contratação de Ousmane Dembélé. O francês de 20 anos do Borussia Dortmund passou a ser visto como a solução para o retorno de um tridente ofensivo.

No duelo de volta da final da Supercopa da Espanha contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, nesta quarta-feira, quem deve ocupar a posição vaga após a saída Neymar do clube deve ser o meio-campo Denis Suárez. Foi ele quem substituiu o criticado atacante Deloufeu na derrota por 3 a 1, no jogo de ida no Camp Nou.

A presença de Denis Suárez dá a ideia do que seria o Barcelona em caso de uma chegada do brasileiro Philippe Coutinho, do Liverpool, ao clube catalão. Um meio-campista aberto pela esquerda, sem a profundidade garantida por Neymar...e Dembélé.

Semelhanças entre Dembélé e Neymar

O atacante do Borussia tem perfil parecido com o brasileiro, sendo a posição de origem a ponta esquerda do ataque. Exatamente o mesmo setor em que Neymar atuava no Barcelona.

Dembélé ganhou força como substituto de Neymar por conta dos números de dribles apresentados no Borussia Dortmund na última temporada. No Campeonato Alemão, ele terminou como o líder no quesito, com 3.2 por jogo. Já Neymar foi o primeiro colocado no Campeonato Espanhol, com 5.8 por partida.

"Deloufeu pintou como o substituto imediato do Neymar, mas com característica completamente diferente. Ter o Dembélé é não mudar em nada a maneira de jogar. Ter um atacante rápido e driblador. A diferença mais gritante seria no poder de finalização", analisou o repórter Bruno Alemany, da rádio Cadena Ser de Barcelona.

No Campeonato Alemão da temporada passada, Dembélé fez seis gols nos 32 jogos disputados. Já no Campeonato Francês, em 2015/2016, atuando pelo Rennes foram 12 gols, em 26 jogos.

No Borussia, Dembélé chegou a atuar pela ponta direita. A versatilidade também o deixa em condições de se adaptar ao esquema 3-4-3 usado pelo treinador Luis Enrique, por exemplo, na incrível vitória por 6 a 1 contra o PSG. O brasileiro Rafinha foi quem possibilitou a formação sendo escalado na direita do ataque – Messi atuou no meio-campo, com Neymar na esquerda do ataque e Suárez como centroavante.

A contratação de Dembélé esbarra, porém, no preço estabelecido pelo Borussia Dortmund para venda. Para comprá-lo do Rennes, da França, no ano passado, foram 15 milhões de euros pagos. A negociação para o Barça é estipulada em cerca de 130 milhões de euros.

"Sonho em jogar no Barça e é uma honra ser comparado ao Neymar. Com 13, 14 anos já imitava os seus dribles", comentou Dembélé, que é cerca de cinco anos mais novo do que o brasileiro, em entrevista á revista alemã "Kicker", em julho de 2016. Época em que o Barcelona já sondava a contratação.