Topo

Flu monta projeto para buscar talentos em comunidades carentes do Rio

Projeto do Fluminense visa captação de novos talentos para a base do clube - Divulgação/Fluminense
Projeto do Fluminense visa captação de novos talentos para a base do clube Imagem: Divulgação/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/08/2017 04h00

Famoso pelo trabalho feito em suas divisões de base, o Fluminense amplia os seus tentáculos para tentar capturar mais jovens talentosos para Xerém.

O projeto intitulado "Tricolor na Comunidade" está indo até comunidades carentes do Rio de Janeiro para tentar identificar garotos de 9 a 15 anos que poderão, quem sabe, ser aproveitados no time profissional um dia. A caravana itinerante do Flu já passou por Rocinha, Vila Aliança, Dendê, Morro da Mineira, dentre outros locais.

A escolha das áreas que serão visitadas não segue uma ordem específica e nascem de indicações de ex-jogadores e conhecidos dos responsáveis por conduzir o projeto.

A ideia nasceu em 2016 e as peneiras são realizadas duas vezes por mês. Desde que a iniciativa começou, 50 crianças já foram aprovadas para realizarem testes no CT da base Tricolor, e alguns deles estão sendo aproveitados. Uma equipe de captação do clube é responsável pela indicação daqueles que mais chamam atenção.

Além do caráter esportivo, o Flu também pensa em capitalizar em outras áreas. Segundo Carlos Cintra, coordenador da captação de Xerém, as metas a serem cumpridas vão além da busca por novos craques:

"O Tricolor na Comunidade tem dois objetivos. O primeiro, obviamente, é conseguir captar jogadores em um dos maiores celeiros de jogadores da história, que são as comunidades do Rio. Muitas vezes estes meninos não tem oportunidade de chegar em um clube para fazer peneiras. O segundo objetivo é levar para as comunidades um dia de festa que aproxima o Fluminense dessas pessoas".

Enquanto os futuros Guerreiros vão sendo identificados, o time de Abel Braga retoma as suas atividades. Após um dia de folga, o Flu se reapresenta e treina já de olho no Atlético-MG, rival da próxima segunda-feira, às 20h, no Maracanã.