Topo

Lateral do Botafogo se diz "envergonhado" com suposto caso de racismo

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 13h57

O lateral Luis Ricardo se disse “muito envergonhado” com o suposto caso de racismo durante a partida entre Botafogo e Flamengo, na última quarta-feira (17), pela Copa do Brasil. Na ocasião, o torcedor alvinegro André Luis Moreira dos Santos foi acusado de fazer gestos que caracterizam injúria racial aos familiares de Vinicius Jr., do Flamengo.

 “Muito envergonhado. É uma situação lamentável estar vivendo isso hoje em dia ainda. Isso (racismo) já deveria ter acabado. Infelizmente, aconteceu isso ontem (quarta-feira), e ainda com um torcedor do Botafogo”, afirmou, em participação no “Seleção SporTV”.

Após o clássico entre Botafogo e Flamengo, André Luis Moreira foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim). O torcedor negou as acusações feitas e disse que fazia gestos para mostrar que "tinha sangue do time". Apesar da decisão, foram adotadas medidas cautelares contra André Luis Moreira dos Santos, que não poderá se ausentar do Rio durante a tramitação do processo, que correrá em segredo de Justiça, e nem frequentar os jogos do Botafogo, devendo se apresentar em uma delegacia.

Em nota oficial, o Botafogo repudiou o ocorrido e afirmou que não representa a postura da torcida e do clube. “O clube espera que a Justiça seja feita e reitera que tomou todas as medidas cabíveis em auxílio às investigações. O Botafogo é Alvinegro, branco e preto, e já promoveu diversas campanhas contra o preconceito racial. Racismo jamais!”.