Topo

STJD crê que não analisará nesta semana caso de injúria racial no Engenhão

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 13h02

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Felipe Bevilacqua, comunicou que dificilmente será analisado nesta semana o caso envolvendo injúria racial no Engenhão. Na noite de quarta-feira, torcedores do Botafogo que estavam em um setor do estádio insultaram familiares do atacante flamenguista Vinicius Jr.

O episódio ocorreu durante o empate sem gols entre Botafogo x Flamengo, pela Copa do Brasil. Um torcedor do Botafogo foi detido pela polícia militar sob a acusação de injúria racial.

Em breve contato com o UOL Esporte, nesta quinta, o procurador-geral do STJD informou que analisaria o vídeo e materiais do clássico carioca, mas que o Tribunal deverá avançar no assunto somente na próxima semana.

Nesta quinta-feira (17), o Botafogo se manifestou sobre as ofensas racistas que a família de Vinícius Júnior, atacante do Flamengo, sofreu durante clássico disputado nessa quarta (16), pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. O clube repudiou a atitude e reforçou suas ações junto às autoridades responsáveis para combatê-las.

"O Botafogo de Futebol e Regatas vem a público manifestar seu repúdio a todo tipo de racismo, preconceito e violência, seja física ou verbal. Atitudes individuais e isoladas não representam a postura de nossa torcida ou do clube, que agiu com a máxima presteza junto às autoridades", afirmou o clube, por meio de postagens em sua conta no Twitter.

"O clube espera que a Justiça seja feita e reitera que tomou todas as medidas cabíveis em auxílio às investigações. O Botafogo é Alvinegro, branco e preto, e já promoveu diversas campanhas contra o preconceito racial. Racismo jamais!", completou.

O episódio ocorreu em um dos camarotes do Estádio Nilton Santos, onde familiares do jogador assistiam a partida. Em nota, a família lamenta o fato e disse esperar que o responsável seja punido.

"A família do atacante Vinicius Jr, do Flamengo, que foi vítima de racismo por parte de um torcedor do Botafogo no jogo desta quarta-feira (16/08), pela semifinal da Copa do Brasil, lamenta profundamente o episódio e repudia qualquer ato neste sentido contra qualquer cidadão. E espera que medidas sérias e cabíveis sejam tomadas pelos órgãos responsáveis para que cenas lamentáveis como esta não voltem a se repetir", diz comunicado.