Topo

Grêmio se reúne com Atlético de Madri. Luan e mais um são tema

Luan, 24 anos, tem contrato com o Grêmio até setembro de 2018 - Lucas Uebel/Grêmio
Luan, 24 anos, tem contrato com o Grêmio até setembro de 2018 Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/08/2017 16h09

Dois representantes do Grêmio se reuniram com o Atlético de Madri, nesta sexta-feira (18), em solo espanhol. No encontro os dirigentes conversaram, entre outros assuntos, sobre dois jogadores do Tricolor: Luan e Arthur. As tratativas não avançaram, mas poderão ser retomadas nos próximos dias.

Luan, 24 anos, é o ficha um do Grêmio para ser negociado. Arthur, 20 anos, se tornou titular após meteórica ascensão durante este ano.

Segundo apurou o UOL Esporte, os clubes tiveram primeiro contato há cerca de 20 dias. O Atlético de Madri, por meio de um intermediário, fez uma primeira consulta ao Grêmio por Arthur e ouviu que o jogador não seria negociado agora. Depois o nome de Luan veio à baila.

Os dois representantes do Grêmio na Europa são André Zanotta, diretor executivo de futebol, e Gabriel Vieira, integrante do departamento jurídico do clube.

Eles negam que o encontro em Madrid tenha abordado transferência de jogadores. E rechaçam a especulação de que o time treinado por Diego Simeone já tenha apresentado oferta oficial por Luan.

Em Porto Alegre o Grêmio também nega que tenha recebido proposta do Atlético de Madri por Luan. O clube, contudo, confirma a viagem de seus emissários.

Punido pela Fifa, o Atlético de Madrid só pode contratar a partir de janeiro. O cenário se encaixa naquilo que o Grêmio mais sonha: obter receita com alguma transferência concluída agora, mas sem perder jogadores para a reta final da temporada – onde o clube disputa Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores.

O Grêmio pede 25 milhões de euros (R$ 92,5 milhões na cotação atual) para liberar Luan. Mas o cenário envolvendo o camisa 7 é complexo e tem futuro incerto, por conta da divisão dos direitos, contrato próximo do final e diferença entre o estafe do atleta e o clube gaúcho.

Recentemente o Grêmio adquiriu mais10% dos direitos econômicos de Arthur e planeja, até a virada do ano, apresentar proposta de renovação contratual com aumento salarial.