Topo

Com 12 anos, jogador do Dortmund completa oito gols em três jogos do Sub-17

Bundesliga/ Divulgação
Imagem: Bundesliga/ Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/08/2017 16h21

Youssoufa Moukoko, do Borussia Dortmund, tem apenas 12 anos, mas já tem impressionado no futebol alemão. Ele tem jogado pela categoria Sub-17 e é artilheiro disparado na Bundelisga Oeste. Ou seja, o atacante enfrenta jogadores com cerca de quatro anos a mais que ele e mesmo assim se destaca. Neste sábado (19), o garoto marcou quatro gols no jogo contra o Viktoria Cologne.

Moukoko já tinha se destacado desde a primeira rodada da competição. Ele fez dois gols em nove minutos na estreia pela Sub-17, contra o SG Unterrath. Na partida seguinte, diante do Bochum, mais uma vez balançou a rede duas vezes. Portanto, Moukoko está com oito gols em três jogos. Três jogadores estão atrás dele na artilharia, com três gols feitos.

Moukoko nasceu em Camarões no dia 24 de novembro de 2004 e chegou na Alemanha dez anos depois. Começou a jogar no St. Pauli e logo se destacou em uma competição Sub-15, com 21 gols em 12 jogos. Depois passou a defender o Dortmund e foi artilheiro de novo na mesma categoria: fez 33 gols em 15 partidas. Então o time resolveu promovê-lo para o Sub-17 nesta temporada.

Com tanto destaque, é natural que surja desconfiança sobre a idade de Moukoko. O pai dele, Joseph, se defende alegando que a mãe do garoto, Marie, tem apenas 28 anos. Além disso, o garoto tem um registro na Alemanha para comprovar os 12 anos.

Joseph Moukoko não acredita que o filho é tão impressionante quanto as pessoas dizem: “para mim ele não é uma revelação. Eu era até melhor do que ele quando era criança”, afirmou ao site da Bundesliga.