Topo

Após "história do Barça", Lucas Lima sofre queda no Santos

Lucas Lima sofreu queda em gols e assistências após vazar informação do Barça - Guilherme Artigas/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Lucas Lima sofreu queda em gols e assistências após vazar informação do Barça Imagem: Guilherme Artigas/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

22/08/2017 04h00

O meia Lucas Lima caiu de rendimento após vazar uma suposta negociação entre ele e o Barcelona, da Espanha, em junho deste ano. Na ocasião, o jogador participou de uma mesa de pôquer em Santos que reuniu cerca de 50 pessoas. Durante o evento, disse a dois amigos que estava acertado com o Barça para a temporada 2017/2018.

Até o momento nenhum acerto foi anunciado por ambos os lados, pelo contrário, Lucas Lima e Barcelona sempre negaram o acordo. A verdade é que os rumores parecem ter afetado o camisa 10 em campo. O meia caminhava para um dos principais anos de sua carreira, mas os seus números despencaram de lá para cá.

O atleta tem feito apresentações apagadas com a camisa do Santos. Antes do suposto interesse do Barcelona, Lucas Lima era o protagonista do time, principalmente, dos bons resultados da equipe santista na Copa Libertadores da América. Foram 20 jogos, 12 assistências e dois gols marcados, antes que o “caso Barcelona” ganhasse repercussão mundial. O Santos chegou a notificar o clube catalão e dizer que tinha provas do assédio ao seu camisa 10.

No entanto, a partir do momento em que Lucas Lima virou notícia nos jornais espanhóis, o seu rendimento caiu em campo. De junho para cá, o meia disputou 14 jogos, não marcou nenhum gol e só deu quatro assistências.

Se não bastasse, o Santos não recebeu nenhuma proposta oficial do futebol europeu por Lucas Lima na janela de transferências internacional do meio deste ano. O camisa 10 sonha em defender um clube europeu de expressão, mas nenhum deles acenou com uma proposta oficial.

Em contato com o UOL Esporte, o estafe de Lucas Lima alega que não pode falar sobre o desempenho do jogador. Sobre o Barcelona, eles lembram que o assunto já foi esclarecido: “nunca houve proposta”.

Santos vê meia longe da Europa e segue aguardando resposta

O Santos está tranquilo em relação a permanência de Lucas Lima. Após a saída de Neymar do Barcelona, os santistas acreditam que não há mais clima para o estafe de Neymar negociar a transferência do meia para o clube espanhol.

Em junho deste ano, o Santos enviou notificações a Fifa e ao Barcelona reclamando de aliciamento do clube espanhol ao seu camisa 10. O Barça respondeu ao clube paulista de forma ríspida, dizendo que conhece e respeita as regras da Fifa.

Incomodado com o assédio do Barcelona, o presidente Modesto Roma procurou Lucas Lima e “apertou” o jogador. O dirigente exigiu uma posição definitiva do atleta em relação à proposta de renovação feita pelo Santos há mais de dois meses. Após a pressão do mandatário, Lucas Lima prometeu que dará uma resposta definitiva em dez dias.

O problema é que este prazo já completou mais de um mês. Lucas Lima, aliás, alega que nunca fez promessa nenhum em relação a resposta da oferta santista.

O Santos ressalta que fez uma proposta excelente de renovação – a melhor do mercado interno. O clube paulista ofereceu salário mensal de R$ 600 mil ao meia, que seria o jogador mais bem pago do elenco. Até agora, no entanto, ele e seu estafe ainda não responderam. Além do novo ordenado, a diretoria prometeu um valor de “luvas”, que seria pago no dia da assinatura do contrato e outra parte diluída no ordenado mensal. A proposta de renovação seria por quatro temporadas.