Topo

Goleiro quebrou a trave duas vezes em jogo. E estádio chamou um carpinteiro

Funcionários tentam consertar a trave durante jogo no Oriel Park, pela Copa da Irlanda - Reprodução
Funcionários tentam consertar a trave durante jogo no Oriel Park, pela Copa da Irlanda Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/08/2017 04h00

Imagine um goleiro que deu muito trabalho ao time da casa, literalmente. Foi o caso de Mick O’Brien, goleiro do Athlone, time irlandês. Atuando como visitante, em um jogo decisivo contra o Finn Harps, O’Brien conseguiu quebrar o travessão de um dos gols. E fez isso duas vezes na mesma partida, causando diversos transtornos aos anfitriões.

A história parece até mentira, mas relatos da época e um vídeo atestam a “façanha” de O’Brien. Para começar, o goleiro tinha um apelido bem peculiar: Tarzan do noroeste irlandês. Sua mania de se pendurar nos travessões já era conhecida e até popular.

O’Brien fazia isso para divertir o público e também, segundo ele, quando queria confirmar que a bola estava saindo sobre o gol. O problema é que o goleiro estava acostumado a fazer isso em traves de ferro, mas no Oriel Park, palco do jogo em questão, a estrutura era de madeira.

O duelo entre Athlone e Finn Harps era válido pela semifinal da Copa da Irlanda de 1974. Os jornais contam que os anfitriões já venciam por 2 a 0 quando o O’Brien, por acidente, causou a queda da trave pela primeira vez. Foram necessários cerca de 15 minutos para o conserto.

O jogo continuou e o Finn Harps, superior em campo, ampliou a vantagem para 4 a 0. Era esse o placar da partida quando O’Brien, o Tarzan do Athlone, pendurou-se de novo na trave e a derrubou novamente.

O juiz da partida não pensou duas vezes e expulsou o goleiro. Os funcionários do estádio foram acionados, mas desta vez não conseguiram resolver o problema. Então, o sistema de som anunciou: “existe algum carpinteiro aqui no estádio?”.

Os relatos da época não mencionam se o tal carpinteiro foi encontrado. Sabe-se apenas que o segundo conserto demorou mais tempo e o Finn Harps confirmou a goleada sobre o time de O’Brien, classificando-se à final que perderia em seguida. Naquele dia, no entanto, o personagem principal foi mesmo o “goleiro Tarzan”.