Topo

Desejo de goleiro argentino e plano por Jucilei: São Paulo pensa em 2018

Armani é um dos remanescentes do título da Libertadores-16 no Nacional - Raul Arboleda/AFP
Armani é um dos remanescentes do título da Libertadores-16 no Nacional Imagem: Raul Arboleda/AFP

Bruno Grossi e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/08/2017 04h00

A necessidade de uma recuperação urgente para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro não impede que o São Paulo já comece a traçar seus planos para 2018. Se já definiu as saídas de jogadores como Wesley e Cícero e viu Gilberto negar renovação, o Tricolor trabalha para manter Jucilei no elenco e para encontrar um goleiro de peso para ser titular. Os contatos já começaram.

O departamento de futebol tem uma série de nomes sendo analisada. A avaliação passa pelo desempenho técnico, comportamental e pela situação contratual dos jogadores. Nessa busca, um dos atletas consultados foi Franco Armani, argentino de 31 anos e campeão da Copa Libertadores da América com o Atlético Nacional em 2016.

Armani é um velho algoz são-paulino. Parou os tricolores em duas semifinais recentes: na própria Libertadores do ano passado e, principalmente, na Copa Sul-Americana de 2014, quando teve atuação espetacular no tempo normal e ainda defendeu pênaltis que classificaram a equipe colombiana para a decisão. No meio de 2016, quase foi para o River Plate por apenas 400 mil dólares. Hoje, com contrato até 2019, a multa é de 4 milhões de dólares. O São Paulo já conhece as condições, mas não fez mais nenhum contato pelo goleiro.

"Falei com Vinicius (Pinotti), mas foi apenas uma consulta, não houve nenhuma proposta. Foi um contato telefônico, fui muito preciso nas informações (para um negócio). Atlético Nacional tem os direitos e não terá problema se o São Paulo pagar. Franco gostaria de disputar uma das ligas mais competitivas do mundo, como a brasileira. É um clube ideal para Franco, que poderia render muito", disse o empresário Nicolás Petropoulos, ao UOL Esporte.

O sócio de Nicolás, Martin Araoz, está em São Paulo para outros assuntos e à espera de um novo contato.

Recentemente, os tricolores também sondaram Walter, reserva de Cássio no Corinthians, após oferta de empresário. O nome agrada, mas traz preocupações quanto à falta de sequência do goleiro no time rival.

Permanência de Jucilei

Ainda na programação do São Paulo para 2018 está a renovação do contrato de Jucilei, que está emprestado pelos chineses do Shandong Luneng até o fim deste ano. O clube até já fez uma primeira reunião com o empresário do volante, Nick Arcuri, para avaliar o caso. No entanto, não houve um acordo e as duas partes ficaram de abrir uma nova rodada de negociação.

O encontro só deve acontecer a partir da próxima semana. O empresário do volante está em viagem no exterior para fechar um acordo de outro jogador. Por isso, a tendência é de que as conversas sejam retomadas apenas no início de setembro.

"O Jucilei já demonstrou o desejo dele de permanecer no São Paulo, mas ainda vamos conversar com o clube", disse Nick.

O Shandong Luneng não quer renovar o empréstimo com o São Paulo e só gostaria de negociar o meio campista em definitivo. Por isso, o Tricolor estuda uma maneira de adquirir ao menos uma porcentagem do atleta. Outra possibilidade seria a de Jucilei ampliar o seu vínculo com os chineses, que é válido até a metade de 2019, para conseguir um novo empréstimo ao Tricolor.