Topo

Fase difícil no Atlético faz Elias pensar em volta para Fla ou Corinthians

Disputar a Copa da Rússia é sonho de Elias aos 32 anos - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Disputar a Copa da Rússia é sonho de Elias aos 32 anos Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Dassler Marques e Victor Martins

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte

23/08/2017 04h00

De um lado, a temporada difícil no Atlético-MG e a possibilidade de se iniciar 2018 com uma reformulação. Do outro, o Corinthians líder do Brasileiro e com vaga encaminhada para a Copa Libertadores, perspectivas semelhantes às do Flamengo. No meio disso tudo, a provável última chance de jogar uma Copa do Mundo faz Elias avaliar possibilidades para o ano que vem.

Segundo apurou o UOL Esporte, uma volta a um dos dois clubes em que se destacou são possibilidades, a médio prazo, levadas em conta pelo estafe de Elias, 32 anos. Ainda que, naturalmente, sua prioridade esteja nesse momento totalmente sobre o Atlético.

Com contrato até 2020, Elias ainda espera, assim como sua atual equipe, que uma reação leve o Atlético à disputa de vaga por uma Libertadores. Titular absoluto, ele também mantém dedicação no dia a dia, mas o cenário, por ora, não se mostra favorável para o próximo ano e o objetivo de retornar à seleção.

Com a meta de voltar aos planos de Tite, Elias trocou de empresário no início da temporada. Ele encerrou seu vínculo com a OTB Sports e trabalha agora com a dupla Kia Joorabchian e Giuliano Bertolucci, sempre muito presentes em negociações do Corinthians e no Atlético-MG. Eles foram os responsáveis por selar sua mudança de Lisboa a Belo Horizonte, por exemplo. 

Caso o atual panorama não se modifique, então, Elias avalia uma volta para uma das duas equipes brasileiras em que construiu reputação de ídolo. Cabe frisar que nenhuma negociação foi aberta e se tratava apenas de um contato informal. Com duas passagens vitoriosas pelo Corinthians, do qual saiu há um ano, Elias encontraria no aspecto financeiro um ponto que dificultaria seu retorno. 

No entendimento de Elias, a se manter o cenário difícil no atual clube, apenas um primeiro semestre de impacto por uma equipe que dispute a Copa Libertadores poderia sensibilizar Tite. O treinador da seleção, com frequência, cita o meio-campista como um dos nomes em seu radar. Mas, desde Dunga, ele não foi mais convocado.

A trajetória até aqui no Atlético-MG

Elias chegou ao Atlético-MG no fim de janeiro como a grande contratação do clube para a temporada 2017, em meio a jogadores importantes do elenco como Victor e Fred. O pagamento de sua aquisição ao Sporting-POR, porém, tem sido uma tarefa complicada para os atleticanos - o valor total da operação é de  R$ 12 milhões.

Após um começo sem empolgar, aos poucos Elias foi apresentando um futebol próximo de temporadas anteriores, quando chegou à seleção brasileira. E uma convocação parecia algo natural entre o final de abril e o começo de junho. Foi nesse período que Elias teve seu melhor momento com a camisa atleticana. Foram várias boas atuações, com algumas premiadas com gols. Ele chegou a ter um momento de artilheiro, com gols em cinco jogos de seis disputados.

Um deles, aliás, valeu o título do Campeonato Mineiro, em cima do Cruzeiro. Outro foi contra o Flamengo, na estreia do Brasileirão, no Maracanã. Mas a partir de então, o time não evoluiu como se esperava. Derrotas seguidas pela competição, especialmente dentro de casa, seguidas por eliminações nas Copas do Brasil e Libertadores, marcaram as últimas semanas.