Topo

Quem é o fenômeno de 12 anos que provoca polêmica no sub-17 na Alemanha

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Vanderson Pimentel

Do UOL, em São Paulo

27/08/2017 04h00

As categorias de base da Alemanha estão entre as melhores do mundo há alguns anos. O trabalho, que começou há quase duas décadas, vem formando grandes jogadores com enorme constância nos últimos anos. E um talento extremamente promissor começou a gerar grandes suspeitas no país. Oito gols em três jogos pelo Borussia Dortmund sub-17 já eram suficientes para credenciar Youssoufa Moukoko como uma promessa da equipe. Mas o que chama ainda mais atenção é o fato do jogador ter apenas 12 anos.

Nascido em Camarões, em 20 de novembro de 2004, o jogador atua com garotos maiores há muito tempo. Mesmo no St. Pauli, seu clube formador, ele já jogava pela equipe sub-15 quando ainda tinha 11 anos, tanto pelo seu talento como por seu porte físico. Depois de fazer 21 gols em 12 jogos, ele foi contratado pelo Borussia Dortmund em 2016, e seu desempenho seguia tão acima da média, que além de atuar pela seleção alemã sub-15, Moukoko começou a jogar pela equipe sub-17 do time aurinegro, após fazer 33 gols em 15 partidas na categoria 3 anos acima de sua idade.

Moukoko - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

E seus últimos jogos continuam chamando a atenção do mundo do futebol. Na estreia da Bundesliga Oeste, em 13 de agosto, ele fez dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Unterrath. Dois dias depois, ele marcou outros 2 tentos contra o Bochum. E no último dia 19, ele causou ainda mais espanto ao fazer nada mais do que 4 gols, na goleada do Dortmund sobre o Viktoria Colônia.

Suspeitas e explicações

Tão natural quanto o seu talento foram as suspeitas que relacionadas à idade do jogador, que desde pequeno vive no país europeu. Em entrevista ao site oficial da Bundesliga, o seu pai Joseph o defendeu das acusações de que a idade de Youssoufa teria sido alterada. "Ele foi registrado no consulado da Alemanha em Yaoundé (capital dos Camarões) e tem uma certidão de nascimento alemã". Além disso, ele também alegou que a mãe do prodígio, Marie, tem apenas 28 anos.

A discussão sobre a idade do meia teve tanta repercussão que até mesmo a federação alemã se posicionou, enfatizando que o caso do atleta é fora do normal. "Talentos como o de Youssoufa Moukoko são uma rara exceção, mas o que é excepcional não tem por que ser imitado. É preferível, em geral, desaconselhar este tipo de modelo". A federação explicou ainda que não há problemas em escalá-lo no time sub-17, já que a idade de Moukoko está abaixo da permitida.

Diretor das categorias de base da seleção alemã, Markus Hirte também descartou a possibilidade da idade de Moukoko ter sido alterada. "É importante olhar para os jogadores individualmente. Mas a pergunta que deve ser feita é sobre as qualidades que ele traz não só termos físicos e futebolísticos, mas também no desenvolvimento de sua personalidade".

Treinador do meia no Dortmund, Sebastian Geppert não vê o menor problema em colocar o jogador para atuar com atletas 5 anos mais velhos do que ele. "Injusto seria se ele continuasse a jogar na categoria sub-15", disse ao jornal Welt.

Moukoko - Divulgação/Bundesliga - Divulgação/Bundesliga
Imagem: Divulgação/Bundesliga

Tem vaga entre os profissionais?

Se o nível do Moukoko seguir tão alto, serão normais as cobranças para que o atleta em pouco tempo suba para a equipe profissional do Borussia Dortmund. O clube inclusive é o responsável por colocar em campo o jogador mais novo da história do Campeonato Alemão, quando o meia Nuri Sahin fez sua estreia no time dos adultos dos aurinegros em agosto de 2005, com apenas 16 anos.

Apesar do histórico da equipe, que também revelou atletas como Mario Götze e recentemente Christian Pulisic, o próprio técnico do sub-17 fez questão de negar que o jogador está próximo de jogar com os profissionais do Borussia Dortmund.

Minala - Paolo Bruno/Getty Images - Paolo Bruno/Getty Images
Imagem: Paolo Bruno/Getty Images

'Novo Minala?'

Moukoko não é o primeiro jogador de origem camaronesa a ter sua idade questionada pelos amantes do futebol. Em 2014, o meia Joseph Minala ficou famoso no mundo inteiro e levantou suspeitas de 'gato' (jogador que adultera idade para atuar em categorias menores). Então com 17 anos, o atleta chamou a atenção quando estreou profissionalmente pela Lazio, por conta de sua aparência física e de seus 1.86 m. Sem espaço na equipe da capital italiana, o jogador, que atualmente tem 21 anos, está jogando na Salernitana, da segunda divisão italiana. O camaronês também já foi emprestado para Bari e Latina.