Topo

Cruzeiro faz nos minutos finais e elimina o Grêmio também na Primeira Liga

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

30/08/2017 23h36

Classificação e Jogos

Uma semana depois de protagonizarem uma partida repleta de emoção pela semifinal da Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio fizeram um jogo sem graça pelas quartas de final da Primeira Liga. A vitória dos mineiros por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (30), no Mineirão, contou com gols de Raniel e Giorgian De Arrascaeta.

A equipe de Mano Menezes, que chegou ao 100º jogo pelos mineiros, enfrentará o Londrinha, neste domingo (3), às 19h (de Brasília), no estádio do Café. O confronto vale uma vaga na final da competição, prevista para 8 de outubro.

O melhor: Arrascaeta recupera vaga e corresponde

Recém-recuperado de uma lesão na tíbia da perna esquerda, Giorgian De Arrascaeta recuperou a condição de titular na equipe de Mano Menezes. O uruguaio foi quem criou as melhores chances da Raposa. Ele se responsabilizou por finalizações, criação de jogadas e marcou um gol nos acréscimos do segundo tempo da partida realizada no Mineirão.

O pior: Lennon vacila até nos domínios e é o pior em campo

Lennon chegou ao Cruzeiro a pedido de Mano Menezes, sobretudo após as exibições de destaque pelo Cruzeiro-RS no Campeonato Gaúcho. O problema é que o lateral direito não tem correspondido desde que desembarcou em Belo Horizonte. Nesta quarta-feira, o jogador vacilou nas investidas pelo lado direito do ataque e o principal erro foi uma tentativa de domínio na região do meio de campo.

Raniel acumula chances e mostra estrela pelo Cruzeiro

Colocado como titular do Cruzeiro diante do Grêmio nesta quarta-feira (30), Raniel mostrou que tem muita estrela. O atacante marcou o gol da classificação aos 44 minutos do segundo tempo em um lance acrobático e garantiu a vaga da equipe mineira na semifinal da Primeira Liga.

Mano completa 100 jogos pelo Cruzeiro

Expulso no segundo tempo do confronto, Mano Menezes chegou à marca de 100 partidas à frente do Cruzeiro. Neste período, ele contabilizou 50 vitórias, 29 empates e 21 reveses, com 59,6% de aproveitamento. A equipe sofreu 87 gols e marcou 155.

Reservas chamam a responsabilidade e criam pelo Cruzeiro

Bryan, Nonoca e Raniel chamaram a responsabilidade na partida desta quarta-feira. O lateral esquerdo foi quem mais tentou jogadas no corredor encontrado pelo lado do campo. O volante buscou passes verticais e lances de infiltração, mas foi parado insistentemente com faltas. O atacante Raniel, por sua vez, arriscou muitos chutes de fora da área. A maioria para fora. Um deles foi defendido de forma brilhante por Léo Jardim.

Grêmio B adota sistema de jogo distinto do time titular

Tido como uma equipe que costuma valorizar a posse de bola e os toques rápidos, o Grêmio adotou um estilo distinto no jogo válido pelas quartas de final da Primeira Liga. Como tinha uma escalação repleta de reservas, o time gaúcho optou por sair em contragolpes e sofreu para criar jogadas diante do Cruzeiro no duelo deste fim de semana.

Substituição planejada? Argentino segue no banco do Cruzeiro

"Vamos ver até quanto tempo o Arrascaeta vai aguentar. Mas devo colocar o Messidoro no lugar dele", afirmou Mano Menezes antes do jogo entre Cruzeiro e Grêmio, pelas quartas de final da Primeira Liga. E a ideia do gaúcho não foi colocada em prática no jogo ocorrido no Mineirão. O treinador manteve o meio-campista de 20 anos no banco de reservas. A torcida ainda não viu o que o gringo é capaz de fazer com as cores da Raposa até dezembro de 2018, quando se encerra seu contrato.

Sem Renato Portaluppi e com 18 jovens, Grêmio "ignora" Primeira Liga

A falta de interesse do Grêmio na Primeira Liga fez com que nem Renato Portaluppi, treinador da equipe, fosse ao Mineirão para comandá-la diante do Cruzeiro. Felipe Endres, auxiliar técnico do ex-atacante, foi quem esteve na área técnica do Gigante da Pampulha. Esta não foi a única demonstração de falta de interesse. O clube gaúcho enviou 18 jogadores das divisões de base para o estádio. Somente Bruno Rodrigo e Beto da Silva não foram revelados pelas categorias inferiores do time.

Semifinais da Copa do Brasil acentuam rivalidade

Pode parecer mentira, mas Cruzeiro e Grêmio se tornou um verdadeiro clássico do futebol brasileiro. Rivais em duas semifinais de Copa do Brasil consecutivas, com uma vitória para cada lado - em 2016, os gaúchos venceram e, em 2017, foi a vez dos mineiros -, Raposa e Tricolor fizeram um jogo bastante disputado nas quartas de final da Primeira Liga. As disputas recentes fomentaram a rivalidade entre os times de Mano Menezes e Renato Portaluppi*.

*Felipe Endres, auxiliar de Renato Gaúcho, comandou o time nesta quarta-feira (30).

Árbitro se desentende com Felipe Endres e expulsa Mano Menezes

Paulo Roberto Alves Júnior (PR) distribuiu broncas aos técnicos de Cruzeiro e Grêmio na partida válida pelas quartas de final da Primeira Liga. Felipe Endres, auxiliar de Renato Gaúcho, foi o primeiro a receber um puxão de orelha do juiz. O fato se deu por conta de um lance controverso contra o Grêmio. Na sequência, Mano Menezes foi expulso, alegando que houve uma falta para o Cruzeiro.
 

Mano promove estreia de jovem zagueiro

Preocupado com a final da Copa do Brasil, Mano Menezes optou por usar uma escalação repleta de reservas no Mineirão. Como preferiu testar alguns jogadores, o treinador promoveu o debute de um jovem. O zagueiro Arthur entrou ao lado de Digão no miolo de zaga e correspondeu às expectativas. O garoto, contudo, acabou substituído nos minutos finais por conta de cãibras.

Ficha técnica
Cruzeiro x Grêmio

Motivo: quartas de final da Primeira Liga
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30 de agosto de 2017 (quarta-feira)
Horário: às 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu (PR) e Rafael Trombeta (PR)

Gols: Raniel - 44'/2ºT (1-0); Arrascaeta - 47'/2ºT (2-0)

Cartão amarelo: Arthur, Raniel (Cruzeiro); Machado (Grêmio)

Cruzeiro
Rafael; Lennon, Arthur (Murilo - 34'/2ºT), Digão e Bryan; Nonoca, Lucas Silva (Sassá - 24'/2ºT), Robinho e Giorgian De Arrascaeta; Rafael Sóbis (Alisson - 21'/2ºT) e Raniel.
Técnico: Mano Menezes.

Grêmio
Léo Jardim; Leonardo, Rafael Thyere, Bruno Rodrigo e Conrado; Kaio, Machado, Patrick (Dudu - 13'/2ºT), Esperon (Dionathã - Intervalo) e Jean Pyerre; Beto da Silva (Batista - 41'/2ºT).
Técnico: Felipe Endres.