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Vale o preço? Como hóspedes avaliam hotel que é a casa de Neymar em Paris

Hotel onde Neymar mora na França - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/09/2017 04h00

Neymar ainda procura uma casa para chamar de sua na França e se mudou provisioriamente para um luxuoso hotel em Paris que é considerado um palácio. Você pode até não ser um astro do futebol mundial, mas também pode se hospedar lá se estiver disposto a tirar o "escorpião do bolso". Para não chegar no escuro e facilitar a sua vida, o UOL Esporte pesquisou como os viajantes do mundo inteiro que já ficaram hospedados no pomposo Le Royal Monceau avaliaram o local. A maioria adorou, mas os exigentes de plantão também fizeram algumas reclamações. Será que vale o preço?

Dá para dizer que o estabelecimento está muito bem na fita. No Booking, a média das notas dos hóspedes é 9,3, de um total de 113 avaliações. A maioria (94 pessoas) se empolgou e classificou o hotel como ‘Fantástico’. Apenas 13 pessoas julgaram o local como apenas 'bom' e 6 como ‘ok’. Ninguém deu nota inferior a 5.

Os itens mais bem avaliados foram limpeza, conforto e funcionários (nota 9,6). A comodidade recebeu pontuação 9,5, assim como a localização, um ponto alto do hotel por ficar a apenas 500 m da avenida Champs-Élysées e do Arco do Triunfo. A área é considerada ótima para compras.

Como hoje em dia todo mundo também dá valor para praticidade, a presença de rede wifi gratuita recebeu nota 8,9. Apenas o custo-benefício deixou um pouco a desejar (8,2). Dá até para imaginar o motivo, já que o valor das diárias não é para qualquer um. O quarto mais simples, um estúdio de 36 metros quadrados, custa 900 euros (R$ 3.335) por noite. Já a suíte presidencial (pasmem!) sai por 25 mil euros (R$ 92.646,00). Mas também Neymar pode se esbaldar lá dentro com uma área de 322 metros quadrados. 

Os elogios postados pelos hóspedes são vastos no site de viagens. “Tudo é fantástico”, descreveu o sueco Lars. ‘O hotel é totalmente incrível”, comentou Shk, dos Emirados Árabes. Sharon, do Reino Unido, deu nota 10. “Um lindo hotel, comida ótima, serviço fabuloso e localização perfeita”. O espanhol Solano cravou nota máxima também. “O quarto era muito espaçoso e bem organizado para separar a área de negócios e lazer! Pessoal simpático - muito bom. O serviço inteiro. O pessoal era perfeito e o quarto era muito confortável”.

Mas como nada é perfeito, nem o palacete de Neymar é unanimidade. Muita gente sonhou com dias de rei na França e acordou frustrado. A bronca maior é com o serviço ineficiente, o preço salgadíssimo e até com a limpeza (ou com a falta dela) nos quartos. O hóspede Marc, de Andorra, foi sucinto. “Comida e bebida muito caras”. O egípcio Imen teve o mesmo problema. “Os restaurantes são muito caros e o serviço do bar era lento”. Ainda assim, os dois aprovaram a estadia.

Fato é que nem um hotel tão chique escapa do olhar minucioso dos clientes quando o assunto é higiene. Isso fez o hóspede da Arábia Saudita dar uma modesta nota 6,3. “Não vale o quanto custa. Os sofás de couro na sala estão sujos de forma nojenta. Eles estão manchados. O ar condicionado parou de funcionar de repente (e eu estava na suíte). O serviço de manutenção é muito lento, leva uma eternidade para enviarem alguém. A comida não é tão incrível quanto parece”. O cliente Marius, do Reino Unido, apontou o mesmo problema. “Mancha na cadeira de couro no quarto. O quarto cheirava a fumaça, embora tivéssemos pedido para não fumantes”.

Ainda assim, o Booking ressalta o ‘ótimo’ café da manhã que é bastante variado e atende às gastronomias continental, inglesa/irlandesa completa, vegetariana e sem glúten. Também chama a atenção a grande presença de clientes fiéis, que retornam mais do que a maioria em relação a outras acomodações, o fato de aceitar animais de estimação e ser bem avaliado para casais. Neymar não vai fazer feio se levar alguma pretendente para lá com a nota 9,7 na categoria ‘hospedagem de duas pessoas’.

Trip Advisor tem elogios e reclamações sobre serviço

No site Trip Advisor, o Le Royal Monceau também está bem cotado e tem muitos prêmios no currículo. Já foi até considerado o melhor da França. Apenas em 2017, ele ganhou o Certificado de excelência do TripAdvisor, concedido ‘às acomodações, atrações e restaurantes que recebem avaliações excelentes dos viajantes com frequência’. O local também levou o Travellers' Choice Vencedor de 2017, o maior reconhecimento do site que premia anualmente os ‘top 1%’ dos estabelecimentos em categorias selecionadas.

O hotel está com moral não só com Neymar e seus parças. Prova disso é que 85% dos clientes avaliaram o estabelecimento como excelente. 11% consideraram muito bom. Apenas 2% taxaram como razoável, 1% como ruim e 1% como horrível.

Muitos hóspedes se derretem em elogios pelo palacete. “Esse é o meu hotel favorito em Paris e definitivamente um dos meus favoritos no mundo inteiro. Tudo é excelente, desde o desenho do quarto, o banheiro todo espelhado, os detalhes estilosos, a excelente comida e o serviço de primeira. Resumindo, estiloso e elegante ao mesmo tempo”, comentou um hóspede de Dubai. A carioca Claudia ressaltou o charme e a elegância do local. “Hotel com muito charme e elegância em um local privilegiado de Paris. Fica a pé do Arco do Triunfo de onde pode-se curtir e andar a pé pelos arredores. O spa da Clarins é muito bom e a piscina aconchegante e fica no subsolo.”

O paulistano Walter M também se apaixonou. "Um dos hotéis mais elegantes onde me hospedei. O lobby-bar é muito elegante com poltronas, sofás e bancos, e se transforma em um lounge bar depois das 16:30h. Os quartos são únicos, pois cada um tem sua própria decoração. Muito elegantes e charmosos. Tudo muito moderno".

A maioria adora, mas alguns são para lá de exigentes. Problemas com o serviço do hotel foram os campeões na 'arte da cornetagem'. John H saiu de Rotherham, na Inglaterra, para comemorar o aniversário de casamento na famosa Paris. Mas saiu ‘muito desapontado’. “Nós chegamos na hora do almoço e o nosso quarto não estava pronto. Nos pediram para que retornássemos depois das 14h, nós retornamos às 15h15min e ainda não estava pronto. Durante toda a nossa estadia, os funcionários falavam conosco repetidamente em francês. Eles não sabiam que éramos ingleses. Em todos os restaurantes tivemos algum problema. No italiano, com o garçom que servia o vinho e outros funcionários que pareciam forçar muito a barra com complementos, como trufas, antes mesmo de termos escolhido o que iríamos comer”. E as reclamações não pararam por aí.

“O restaurante francês havia atrasado a sua abertura no domingo e ninguém sabia dizer quando ele iria abrir, pois estava tendo uma reunião dos funcionários. Nós ficamos com raiva, pois precisávamos viajar cedo no dia seguinte. No café da manhã, o garçom esqueceu as nossas bebidas e nós tivemos de chamá-lo e pedir tudo novamente. No jantar no restaurante francês, eles nos colocaram na mesa mais gelada, ao lado da janela. Pedimos para sentar em outro lugar, já que não havia ninguém ali!! Depois, vários casais sentaram-se lá e também pediram para trocar! O garçom que servia o vinho achou que a minha escolha, uma garrafa de Chablis de 125 euros, era demais para mim”, reclamou o mesmo cliente.

A senhora Simonkaka viajou de longe também. Saiu de Hong Kong para conhecer Paris. Ela se apaixonou pelo quarto e ficou de 'queixo caído' com o banheiro que tem artigos de higiene pessoal da marca badalada Clarins. "Os quartos do hotel são incríveis". Mas também teve problemas com o serviço porque fizeram uma cobrança indevida. “Fui informada na recepção que eles estavam me cobrando 45 euros do mini bar. Eu fiquei bem surpreso, pois não havíamos usado o mini bar uma vez sequer. De qualquer forma, a moça na recepção concordou em cancelar a cobrança, mas ainda assim foi uma experiência desagradável no final da nossa viagem. Para a nossa tristeza, algum tempo depois recebemos uma carta do hotel dizendo que eles haviam feito uma cobrança de 45 euros no meu cartão de crédito!!!!”, postou.

O hotel chegou a se desculpar em resposta no próprio Trip Advisor. “No que diz respeito à sua observação sobre a cobrança tardia da mini-bar, quero pedir desculpas sinceras pelo inconveniente causado a você. Tenha certeza de que analisei imediatamente este ponto com a equipe em questão e as ações necessárias foram tomadas”, postou o hotel em comunicado assinado pelo gerente geral Ömer Acar.