Topo

Opositor na eleição, Parreira se reaproxima e assume papel na base do Flu

Parreira dá palestra aos treinadores da base do Fluminense - Mailson Santana/Fluminense F.C
Parreira dá palestra aos treinadores da base do Fluminense Imagem: Mailson Santana/Fluminense F.C

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/09/2017 04h00

As raízes tricolores puxaram Carlos Alberto Parreira de volta para as Laranjeiras. Campeão do Brasileiro de 1984 e da Série C de 1999, o treinador assumiu, ainda que informalmente, um cargo de "conselheiro" das divisões de base do clube.

Na manhã de quinta-feira, Parreira esteve em Xerém e participou de uma reunião com os treinadores de todas as categorias. O Flu está em pleno processo de atualização de metodologia de treinos. Além da unificação dos processos, o clube sonha com a implantação de um DNA de jogo tricolor que marque todas as suas equipes.

Parreira participará das reuniões semanais sempre que sua agenda permitir, mas a reaproximação com o clube do coração é fato consolidado. Na eleição do ano passado, o tetracampeão foi cabo eleitoral de Mário Bittencourt, candidato da oposição, mas a chegada de Marcus Vinicius Freire ao Flu foi determinante para o movimento do treinador.

Ex-parceiro do atual CEO do Tricolor em uma empresa de marketing esportivo que também tinha Bernardinho no quadro societário, Parreira tem ajudado Freire informalmente. Íntimo dos assuntos e dos personagens do clube, o técnico campeão do tetra tem dado "aulas de Fluminense" para o recém-chegado profissional. A dupla, inclusive, já esteve junta em um treino da equipe de Abel Braga.

A contratação de Freire pelo Flu contou com a participação indireta do amigo. Dias depois de receber o convite, Marcus Vinicius e Parreira partiram com suas esposas para uma viagem pela Costa Amalfitana (Itália) e Córsega (França). Entre praias paradisíacas e passeios, o Fluminense esteve sempre no centro da conversa.

"Eu fiquei impressionado com o tamanho da figura Parreira no Fluminense. Tem uma identificação muito grande com o clube. Essa troca de ideias e informações é muito importante. O Parreira é um cara vitorioso, idolatrado no mundo do futebol e pode passar um pouco da sua experiencia aos profissionais da base. Quem ganha é o Fluminense", afirmou Marcus Vinicius ao UOL Esporte.

O elenco do Fluminense ganhou folga no fim de semana e se reapresentará na segunda-feira. O próximo desafio do Flu será o Vitória, dia 10 de setembro, no Barradão.