Topo

Técnico aos 27, argentino é mais novo que jogador e dirige filho de Zidane

Hoje no Alavés, Zubeldía assumiu o Lanús, da Argentina, aos 27 anos - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Hoje no Alavés, Zubeldía assumiu o Lanús, da Argentina, aos 27 anos Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/09/2017 04h00

“Às vezes me dá vontade de fazer coisas típicas da minha idade e não posso, mas também não sofro. Não morro de vontade de ir a uma discoteca”. Essa declaração foi dada por um argentino do futebol quando ele tinha 27 anos. E não era um jogador, mas o técnico de um time da primeira divisão: Luis Zubeldía.

Zubeldía virou treinador do Lanús aos 27 e, na época, tornou-se o mais jovem técnico da elite argentina da história. Por isso, marcas de precocidade o acompanham faz tempo.

Em junho deste ano, foi contratado pelo Alavés para disputar a primeira divisão do Espanhol. Atualmente, Zubeldía tem 36 anos, dois a menos que Sergio Mora, do Getafe, o jogador mais velho do campeonato, segundo levantamento do “El Mundo”.

Sua responsabilidade é grande. Na temporada passada, sob o comando do também argentino Mauricio Pellegrino, o Alavés terminou em nono lugar e chegou pela primeira vez na história à final da Copa do Rei, perdendo para o poderoso Barcelona.

Mas apesar da pouca idade, Zubeldía é experiente. Depois de ficar dois anos à frente do Lanús, dos 27 aos 29, ele acumulou trabalhos por Racing (ARG), Barcelona e LDU (EQU), Santos Laguna (MEX) e Independiente Medellín (COL).

O argentino, no entanto, nunca havia imaginado se tornar treinador tão cedo. Foi uma grave lesão no joelho esquerdo que o fez pendurar as chuteiras aos 23 anos. Chegou a disputar Mundial sub-17 e sub-20 pela seleção, atuando ao lado de jogadores como Cambiasso e Milito.

Em clubes, defendeu profissionalmente só o Lanús. E foi lá, depois da triste decisão de abandonar a carreira de jogador, que sua trajetória mudou completamente.

“A loucura dessa história é que o presidente do Lanús me ofereceu, aos 23 anos, ser auxiliar-técnico da equipe principal. Ele me disse que me queria como treinador do time aos 27 anos. E foi o que aconteceu, esse projeto maluco se concretizou”, resumiu há alguns anos o jovem treinador.

Seu começo no Alavés não tem sido fácil. Em dois jogos no Espanhol, sofreu duas derrotas, para a surpresa Leganés e para o Barcelona. Entre seus comandados está um jogador de sobrenome famoso, Enzo Zidane, filho do técnico do Real Madrid. Inclusive, quando Zidane foi campeão do mundo em 1998, Zubeldía tinha só 17 anos. Agora, são rivais no banco de reservas.