"Ainda temos um grande jogador no elenco", diz Klopp sobre Coutinho

Do UOL, em São Paulo

  • Pedro Martins/MoWA Press

Jürgen Klopp falou pela primeira vez depois de encerrada a "novela Coutinho" no mercado internacional de transferências. O técnico do Liverpool deixa para trás a polêmica e garante que reintegrará o brasileiro à equipe assim que puder contar com o camisa 10.

"Nós ainda temos um grande jogador no elenco, que pode e vai jogar normalmente", afirma Klopp em entrevista à TV alemã Sports1, diferenciando o caso de Coutinho ao de Dembélé, que foi vendido ao Barcelona com a liberação do Borussia Dortmund. "Nós tínhamos uma situação. e o Borussia Dortmund tinha outra. O Dortmund decidiu que iria liberar o jogador, então não posso comparar as duas situações", explica.

Têm sido frequentes as declarações de Klopp em defesa de Coutinho e esclarecimentos quanto a sua vontade de contar com o brasileiro na equipe. O técnico, aliás, foi a principal arma para conversar com o atleta e arrefecer seu desejo de novos ares. O meio-campista é considerado essencial para o Liverpool lutar por títulos na temporada. A ambição é grande pelas chegadas de Oxlade-Chamberlain e Mohamed Salah, que dão profundidade ao setor ofensivo do elenco vermelho.

Segurar Coutinho, no entanto, não foi fácil para os Reds. Ao todo foram quatro ofertas feitas pelo Barça, mas o time inglês recusou todas — a última, no dia do fechamento da janela de transferências, foi de 150 milhões de euros (cerca de R$ 558 mi). Válido até 2022, o contrato do meia não tem multa rescisória, e uma transferência só é possível com o aval do Liverpool.

Representantes do Barcelona chegaram a dizer que o Liverpool estipulou o valor de 200 milhões de euros para vender Coutinho, mas os Reds classificaram as declarações como "absolutamente falsas".

Na Inglaterra desde 2012, o camisa 10 tem melhorado sua produção desde que chegou ao Liverpool. A última temporada, a melhor na carreira, teve 14 gols em 36 partidas. O desempenho rendeu vaga quase cativa na seleção brasileira, pela qual já anotou quatro gols nas Eliminatórias para a Copa do Mundo — o último deles contra o Equador, na quinta-feira (30).

É sob as ordens de Tite que Philippe Coutinho briga para ser titular contra a Colômbia nesta terça-feira (5), novamente pelas Eliminatórias. A expectativa do Liverpool é que ele esteja de volta ao clube a tempo de estrear com a camisa vermelha na temporada contra o Manchester City, no sábado (9), pelo Campeonato Inglês.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos