Topo

'Estrelada', França para em travessão e só empata com Luxemburgo em casa

Mbappé tenta uma finalização para a França contra Luxemburgo - Franck Fife/AFP Photo
Mbappé tenta uma finalização para a França contra Luxemburgo Imagem: Franck Fife/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

03/09/2017 17h33

Mesmo com as suas principais estrelas em campo, entre eles o atacante Kylian Mbappé, novo companheiro de Neymar no Paris Saint-Germain, a França não passou de um empate por 0 a 0 com Luxemburgo neste domingo (3), em Toulouse, em jogo válido pela antepenúltima rodada do grupo A das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

A França dominou o jogo, acertou o travessão duas vezes (com Griezmann e Pogba), mas não conseguiu passar pela retranca armada por Luxemburgo, que chegou a acertar a trave do goleiro Lloris no segundo tempo e poderia ter saído com a vitória.

Apesar do resultado, a seleção francesa volta a liderar a chave, com 17 pontos, um a mais em relação à Suécia, que mais cedo bateu Belarus por 4 a 0 e havia chegado ao topo por causa do saldo de gols. Luxemburgo, por sua vez, tem apenas cinco pontos e já não tem mais chances de ir para a Rússia. O primeiro de cada um dos nove grupos vai diretamente para a Copa, enquanto os oito melhores segundos colocados fazem um mata-mata para decidir os outros quatro classificados.

Restam agora apenas dois jogos para o fim desta fase das eliminatórias europeias. Para carimbar o seu passaporte para o Mundial sem depender de ninguém, a França precisa de duas vitórias nas duas últimas partidas (contra Bulgária e Belarus). Suécia (16 pontos), Holanda (13) e Bulgária (12) ainda estão na luta por uma vaga na Copa neste grupo.

Jogadores de Luxemburgo festejam com sua torcida o empate com a França - Claude Paris/AP Photo - Claude Paris/AP Photo
Jogadores de Luxemburgo festejam com sua torcida o empate com a França
Imagem: Claude Paris/AP Photo

Primeiro empate

Este foi o primeiro empate entre as duas equipes. Em 18 jogos disputados até aqui, os franceses têm 16 vitórias, contra apenas uma de Luxemburgo, que aconteceu num amistoso, em 1914. O número de gols também mostra a total superioridade da seleção campeã mundial de 1998: 71 contra 12.

Seleção de craques cobiçados

Do time titular escalado por Deschamps, ao menos três deles foram muito cobiçados na última janela de transferências na Europa. Griezmann interessava ao Manchester United. No entanto, se recusou a sair do Atlético de Madri, que não pôde fazer contratações no meio deste ano por causa de uma punição. Lemar, por sua vez, chegou a receber uma oferta de cerca de 100 milhões de libras (R$ 406 milhões) do Arsenal. Resolveu ficar no Monaco. Já Mbappé teve seu nome ligado ao Real Madrid. No fim das contas, deixou o Monaco para se transferir para o Paris Saint-Germain.

Bombardeio

Contrariando as expectativas, a França foi para o intervalo sem mexer no placar, apesar do bombardeio contra o gol adversário. O time de Deschamps teve 71% da posse de bola e tentou vazar o goleiro Joubert de inúmeras maneiras. Pogba e Lemar chutaram de fora da área, Mbappé e Giroud, de dentro, enquanto Griezmann chegou a acertar o travessão numa cobrança de falta. Foram 18 chutes contra apenas um do adversário no primeiro tempo. Todos em vão. O time francês foi mais na base do abafa do que na técnica.

Pogba cobra uma falta para a França contra Luxemburgo - Fred Lancelot/Reuters - Fred Lancelot/Reuters
Pogba cobra uma falta para a França contra Luxemburgo
Imagem: Fred Lancelot/Reuters

Os cruzamentos

Depois do intervalo, a França voltou a mostrar dificuldades para entrar na área do adversário. Atacava de cabeça baixa, sem criatividade. Desse modo, passou a abusar dos cruzamentos. Esbarrava sempre, porém, na congestionada defesa do Luxemburgo. Aos 31 minutos, Pogba acertou o travessão em uma cabeçada. Depois disso, o time da casa não conseguiu mais criar grandes oportunidades. A seleção da casa terminou a partida com 74% da posse de bola e deu 32 chutes a gol, contra apenas três do rival.

Lacazette lamenta uma chance perdida para a França contra Luxemburgo - Franck Fife/AFP Photo - Franck Fife/AFP Photo
Lacazette lamenta uma chance perdida para a França contra Luxemburgo
Imagem: Franck Fife/AFP Photo

Na trave!

Luxemburgo poderia ter saído de Toulouse com um resultado ainda melhor, já que aos 34 minutos da segunda etapa Rodrigues acertou a trave de Lloris em um rápido contra-ataque. Pouco antes disso, a seleção visitante teve outra ótima oportunidade para marcar, mas o árbitro invalidou a jogada ao assinalar um impedimento que não existia. Rodrigues ficaria cara a cara com Lloris.

Festa

Os jogadores de Luxemburgo comemoraram muito após o fim da partida. Cumprimentaram-se no meio do campo e foram até a parte em que estava a sua pequena torcida para festejar um resultado que nem eles esperavam. Em oito jogos nas eliminatórias da Copa de 2018, a seleção de Luxemburgo tem agora uma vitória (contra a fraca Belarus), dois empates e cinco derrotas.

Jogadores de Luxemburgo festejam o empate contra a França - Remy Gabalda/AFP Photo - Remy Gabalda/AFP Photo
Jogadores de Luxemburgo festejam o empate contra a França
Imagem: Remy Gabalda/AFP Photo

Agenda

Na penúltima rodada do grupo A das eliminatórias europeias, Luxemburgo visita a Suécia, às 13h (de Brasília) do dia 7 de outubro. No mesmo dia, a França vai até Sofia para enfrentar a Bulgária, às 15h45.