Kazim e mais 5: quem ainda precisa provar para ficar no Corinthians em 2018

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Vorley/AGIF

    Kazim só tem um gol marcado desde a chegada ao Corinthians

    Kazim só tem um gol marcado desde a chegada ao Corinthians

O último trimestre da temporada tem início para o Corinthians nesta segunda-feira e, apesar da liderança do Campeonato Brasileiro e temporada vitoriosa, há jogadores que ainda precisam provar para seguir em 2018.

Embora o clube se aproxime da reta decisiva, o calendário cheio dos meses finais, inclusive com a volta da Copa Sul-Americana na semana que vem, deverá oferecer novas oportunidades ao elenco. É exatamente isso que alguns jogadores esperam para poder provar que podem estar no Parque São Jorge além de dezembro. 

Fábio Carille, que deverá assinar sua renovação de contrato nas próximas semanas, não enxerga a necessidade de uma mudança significativa no grupo, naturalmente. Mas pensa em aproximadamente cinco reforços, além de reposições para jogadores eventualmente negociados. Essa movimentação de mercado que visará a Copa Libertadores coloca alguns jogadores do grupo em evidência. O principal deles é o turco Kazim. 

Kazim precisa de gols para recuperar moral

Adquirido com o aval de Carille, o centroavante ex-Coritiba enfrenta um dilema. É admirado pela personalidade, por ser um trabalhador incansável, por ser competente na proteção de bola e por se esforçar na adaptação ao Brasil. Por outro lado, sua dificuldade em anotar gols veio recentemente à tona, mais uma vez, em duelo contra o Atlético-GO, quando Jô esteve suspenso.

Com apenas um gol em 2017, e já sem o apoio das arquibancadas, que demonstram impaciência, Kazim viu o garoto Carlinhos se transformar em sombra durante a temporada com uma sequência de bons treinamentos e participações nos juniores. Não está descartado, porém, que o clube vá ao mercado para oferecer a Carille um jogador mais competente, e experiente, para concorrer pela camisa 9. 

Tem contrato até: dezembro de 2018

Moisés: concorrência com os pratas da casa

A situação é muito semelhante à do lateral Moisés, este com apenas 22 anos. Depois de iniciar 2017 como uma das principais apostas do clube para o futuro próximo, ele demonstrou insegurança e dificuldades técnicas em alguns dos jogos que participou. Por mais que o titular Guilherme Arana possa ser vendido, Carille mostrou nos últimos dias que já vê Marciel, liberado após afastamento pelo risco de doping, como o novo reserva. O Corinthians também aposta muito no jovem Guilherme Romão, emprestado ao Oeste-SP e com chances de ser reintegrado para o ano que vem. 

Tem contrato até: dezembro de 2019

Vílson: será que vai conseguir ir a campo?

Muito querido pelo grupo de jogadores, Vílson enfrentou um ano de muitos problemas físicos e, desde a pré-temporada, não conseguiu jogar. A situação indefinida de Pablo e o risco de Balbuena ser vendido podem pesar para uma permanência, mas o Corinthians tem observado zagueiros como uma das posições prioritárias para 2018. O próprio Carille, nos últimos meses, deixou claro que esperava pela chegada de um jogador para a posição, o que não ocorreu. Em seu ano de estreia pelo clube, apesar de 19 atuações, ele também não foi bem. 

Tem contrato até: dezembro de 2018

Marciel: hora para deslanchar

Marco Galvão/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Se Arana não voltar, Marciel pode ser titular no próximo domingo

Entre as maiores promessas do clube nos últimos anos, não conseguiu uma sequência de minutos em três temporadas desde que foi profissionalizado. Superado o problema do risco de doping, larga à frente de Moisés e, caso Guilherme Arana não se recupere a tempo de atuar no próximo domingo, diante do Santos, jogará como titular. Um empréstimo já foi bastante cogitado pelo Corinthians e pelos representantes dele nos últimos tempos para que ganhasse minutos.  

Tem contrato até: dezembro de 2020

Fellipe Bastos: atrás de espaço

Com apenas dois jogos no Campeonato Brasileiro, e apenas 10 minutos em campo, Fellipe sofre pela regularidade dos titulares Gabriel e Maycon, além da grande confiança de Carille em Paulo Roberto e Camacho, os reservas imediatos. Dentro da temporada, o volante evoluiu de forma considerável nos trabalhos e se tornou uma real opção para o treinador, embora não tenha conseguido oportunidade. A saída dele é considerada a menos provável entre todos, mas provar em campo essa ascensão seria importante para carimbar o passaporte para a (muito provável) Libertadores. 

Tem contrato até: dezembro de 2019

Giovanni Augusto: a torcida ainda não parece convencida

Com muitos problemas físicos no ano, Giovanni Augusto ainda esteve próximo de se mudar ao Internacional, mas pediu para ficar e tentar uma volta por cima. Nas oportunidades que conseguiu desde então, foi muito bem em vitória contra o Fluminense, muito mal em empate com o Flamengo e regular em triunfo diante do Atlético-MG. A melhora é reconhecida por Carille, que deve experimentar Giovanni mais vezes até o fim do ano. Por outro lado, é o jogador mais pressionado pelas arquibancadas há meses e ainda não superou esses questionamentos. Custou quase R$ 15 milhões ao clube.  

Tem contrato até: dezembro de 2019

E os jovens que quase não jogaram?

Além dos jogadores citados, Carille trabalha há meses com quatro atletas da base que ainda não conseguiram se mostrar em campo. São eles: o volante Warian, o meio-campista e lateral direito Mantuan, o meia Rodrigo Figueiredo e o atacante Carlinhos. Deles, o único a estrear foi o último, que jogou nos minutos finais da derrota para o Atlético-GO. 

A recente mudança de regulamento do Paulistão, que permitirá o uso praticamente ilimitado dos jogadores da base, é um aliado importante para que grande parte deles siga no elenco para o início de 2018. O Corinthians foi justamente um dos clubes que batalhou na Federação Paulista para que esse expediente fosse adotado. Do grupo, quem tem mais chances de um empréstimo é Warian. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos