Pelotão de apoio: Tite recorre a reservas de confiança contra a Colômbia

Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e Barranquilla (Colômbia)

  • Pedro Martins/MoWa Press

    Fernandinho é um dos novos titulares de Tite para jogo na Colômbia

    Fernandinho é um dos novos titulares de Tite para jogo na Colômbia

Tite surpreendeu no treinamento da seleção brasileira no último domingo (3), em Manaus, com a indicação de que deverá fazer mais mudanças no time titular para encarar a Colômbia, na terça (5). Mas, quem acompanha a trajetória do técnico à frente do Brasil sabe que não se trata de tanta surpresa a escolha por nomes como o de Fernandinho para o jogo em Barranquilla. 

Com a vaga garantida na Copa do Mundo, o treinador acionou membros daquele que pode ser intitulado de pelotão de apoio de sua equipe titular. É o caso não apenas de Fernandinho, mas também de Thiago Silva e Filipe Luís. Todos provavelmente escalados para o jogo na Colômbia, eles não dependeram de partidas completas para adquirir status importantes dentro do atual grupo. 

Mesmo no banco de reservas em boa parte dos jogos, o trio não pode reclamar de falta de espaço ou de moral com Tite. Thiago Silva, Fernandinho e Filipe Luís, inclusive, já participaram do rodízio de capitães na seleção e atuaram com a braçadeira em jogos sob o comando do treinador.

O zagueiro do PSG, inclusive, pode pintar com a faixa para o jogo de terça-feira. Até aqui, o capitão do Mundial de 2014 só esteve nessa posição em amistoso realizado na Austrália ou nos minutos finais de um jogo das Eliminatórias. A cena com Thiago pode se repetir em Barranquilla.  

Nos bastidores, corredores e concentrações, é possível notar a liderança dos três diante de nomes mais jovens que estejam até entre os titulares. Com vasta experiência de convocações, o trio é parte da estratégia de Tite para gerir o grupo, sempre buscando valorizar até mesmo os que não venham jogando. Em convocação para jogo em Natal no ano passado, por exemplo, o treinador reforçou essa ideia ao dar um livro de presente para Filipe Luís. 

Quando os três mostraram importância no time de Tite

Pedro Martins/ MoWa Press
Na Austrália, Thiago foi capitão, anotou gol e fez grandes partidas

O lateral do Atlético de Madrid, por exemplo, participou de maneira positiva das vitórias sobre Peru, Venezuela e Bolívia, quando anotou um gol, além de ter o lastro de ter sido a principal escolha da posição nos tempos de Dunga. Regular e considerado um membro importante do grupo, ele fica à frente de Alex Sandro, ainda que o 'concorrente' tenha sido um dos principais laterais da última temporada europeia. 

Fernandinho, por sua vez, não foi incluído na primeira lista de Tite na seleção. Mas, desde então, foi assíduo e até titular em quatro compromissos das Eliminatórias, sempre por alguma eventualidade com Casemiro. A partida mais importante foi contra a Argentina de Lionel Messi, quando atuou 85 minutos "pendurado" com um cartão amarelo de maneira quase irretocável. Diferentemente de Filipe, sequer tem hoje um rival direto pela vaga à sua segunda Copa do Mundo. 

Entre os zagueiros, por outro lado, a disputa é mais forte. Sem Miranda, cortado, Thiago Silva inicia uma partida das Eliminatórias pela primeira vez sob o comando de Tite e coloca à prova toda sua história com a camisa da seleção.

Considerado pelo treinador como um forte candidato a concorrer por titularidade, ele foi um dos jogadores que deixou a Austrália em alta após amistosos recentes. Se conseguir manter sua melhor forma física durante a temporada, é uma ameaça real à condição de Miranda na equipe principal na cabeça do treinador. 

A equipe que deverá atuar

Nesta segunda-feira, em atividade na véspera de Colômbia, Tite deverá confirmar o seguinte time: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva (Miranda cortado) e Filipe Luís (na vaga do suspenso Marcelo); Fernandinho (opção na vaga de Casemiro); Willian, Paulinho, Renato Augusto e Neymar; Firmino (opção na vaga de Jesus). 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos