Espanha volta a fazer oito em Liechtenstein e mantém distância para Itália

Do UOL, em São Paulo

  • Gian Ehrenzeller/Keystone AP

A Espanha voltou a golear Liechtenstein nesta edição das eliminatórias da Europa para Copa do Mundo de 2018. Jogando em Vaduz, capital do principado, nesta terça-feira (5), a seleção espanhola derrotou os donos da casa por 8 a 0 e manteve a diferença para a Itália no Grupo G.

Sergio Ramos, David Silva, Isco, Morata, Goppel (contra) e Aspas (ambos duas vezes), foram responsáveis pelos gols da noite. No outro encontro entre as seleções, a Espanha também havia vencido por 8 a 0.

O resultado leva a Espanha aos 22 pontos, três a mais que a Itália, que bateu Israel atuando em casa. Na outra partida da chave, a Macedônia e Albânia empataram por 1 a 1 fora de casa.

Espanha não dá chances aos lanternas

A Espanha matou o jogo antes dos 20min do primeiro tempo. Sergio Ramos abriu o placar aos 3min ao completar uma cobrança de falta de David Silva de cabeça. O segundo gol também veio de cabeça: aos 15min, Iniesta cruzou da direita e Morata, impedido, testou para as redes. No minuto seguinte, o goleiro Jehle se enrolou com a bola, Morata o desarmou e serviu Isco para fazer o terceiro.

A pressão espanhola continuou, tanto que Morata teve outra cabeçada para as redes - esta incorretamente anulada por impedimento. O quarto gol só saiu aos 39min, com David Silva acertando o ângulo em uma cobrança de falta. O massacre teve sequência no segundo tempo: Aspas saiu do banco para fazer quinto e sétimo gols aos 6 e 18min, enquanto Morata marcou o sexto aos 9min. O último gol da partida veio aos 44min: Deulofeu arriscou um cruzamento de primeira e Goppel desviou contra sua própria meta, fechando o placar.

Gian Ehrenzeller/AP

Morata se destaca como referência do ataque

Se aproveitando das férias forçadas de Diego Costa, que ficou no Chelsea a despeito de uma briga com Antonio Conte e não foi convocado para a seleção, Morata teve mais uma atuação sólida como centroavante da Espanha. Além dos dois gols marcados, o novo atacante do Chelsea teve outro anulado e acertou o travessão no lance que resultou no primeiro gol de Aspas. 

Equipe de Lopetegui mostra futebol envolvente

Aquela posse de bola "vazia" da Espanha dos anos recentes é coisa do passado. Como tem mostrado desde que assumiu a seleção espanhola, Julien Lopetegui montou um time capaz de envolver o adversário com trocas de passe, mas que não se limita a cozinhar o jogo. Com um meio-campo ofensivo, no qual apenas Busquets tinha um posicionamento mais defensivo, os espanhóis abusaram das trocas de posição e triangulações, chegando com facilidade e frequência ao gol de Jehle.

Michael Buholzer/AFP

Dia de gafes dos goleiros

Peter Jehle e David De Gea tiveram noites distintas, pois a Espanha chegava com frequência à área de Lichtenstein e o contrário quase não ocorria. No entanto, ambos os goleiros tiveram algo em comum: sair jogando mal com os pés. Jehle se enrolou aos 16min, quando chutou o "vácuo" e entregou o terceiro gol para os espanhóis. De Gea também falhou ao usar os pés: aos 41min, o jogador do Manchester United errou um passe para Monreal e entregou a bola aos adversários dentro de sua própria área. Para a sorte do goleiro, quem ficou com o esférico não foi Morata ou Isco, mas Polverino, que praticamente recuou para o gol.

FICHA TÉCNICA

Liechtenstein 0 x 8 Espanha

Data: 5 de setembro de 2017
Hora: 15h45 (de Brasília)
Local: Rheinpark, em Vaduz (Liechtenstein)
Gols: Sergio Ramos, 3'1ºT, Morata, 15'1ºT e 9'2ºT, Isco, 16'1ºT, David Silva, 39'1ºT, Aspas, 6' e 18'2ºT, e Goppel (contra), 44'2ºT (Espanha).

Espanha: De Gea; Pedro, Sergio Ramos (Nacho), Piqué e Monreal; Busquets, Thiago e Iniesta; Isco (Deulofeu), Morata e David Silva (Aspas). Técnico: Julien Lopetegui.

Liechtenstein: Jehle, Quintans (Yildiz), Kaufmann e Malin; Salanovic, Buechel, Polverino (Sele), Wieser e Burgmeier (Wolfinger); Goppel e Hasler. Técnico: Rene Pauritsch. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos