Neymar encara teste de paciência em duelo da seleção contra rival mais duro

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Barranquilla (Colômbia)

  • Andre Penner/AP

    Irritado no último jogo: Neymar se desestabilizou ao ser caçado e preocupa Tite

    Irritado no último jogo: Neymar se desestabilizou ao ser caçado e preocupa Tite

Com nove vitórias em nove jogos oficiais e a vaga já garantida para a Copa do Mundo de 2018, Tite utilizará o jogo contra a Colômbia, nesta terça-feira (5), às 17h30 (horário de Brasília), para variar algumas opções. O time que entrará em campo no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, terá algumas mudanças de peças, mas o principal teste será com a estrela da equipe, Neymar.

Diante do rival mais duro em um passado recente, Neymar terá que controlar sua paciência em um assunto que preocupa Tite. Em alta no cenário mundial e caçado cada vez mais em campo, o craque da seleção e do Paris Saint-Germain demonstrou instabilidade e irritação no último jogo, contra o Equador, em Porto Alegre.

"Uma equipe começa a esmorecer porque o adversário marca bem, porque não tem espaço, picota o jogo e não dá fluência, fica inquieto e começa a fazer faltas, se perde o poderio maior. Eu aprendi com o Bianchi, do Boca. Se procura desestabilizar times brasileiros emocionalmente. Quando se preocupa com isso, vocês esquecem de jogar. É uma característica. Podemos ser emocionais, quentes e tal, mas para jogar", alertou Tite, após os problemas da última rodada.

"Tivemos um laço bonito entre Brasil e Colômbia recentemente [solidariedade após tragédia com a Chapecoense], mas sei que amanhã [terça-feira] será duro, competitivo. Eu e [Jose] Pekerman [treinador da Colômbia] somos educados, mas somos extremamente competitivos. Isso se reflete em campo", completou o treinador.

REUTERS/Marcelo Del Pozo
Zúñiga acerta Neymar em lance que tirou o camisa 10 da Copa

Apesar de minimizar qualquer possível deslealdade, os jogadores brasileiros sabem que o duelo contra a Colômbia se tornou um capítulo à parte na história recente – especialmente após as confusões envolvendo Neymar na Copa do Mundo de 2014 e na Copa América de 2015. Em ambas as ocasiões, os imbróglios tiraram o craque das competições.

Em 2016, na partida de ida das Eliminatórias, nova confusão. Com lances mais disputados no duelo da Arena da Amazônia, colombianos e brasileiros trocaram empurrões após algumas faltas.

"Todos os jogos contra a Colômbia são truncados, difíceis. Sabemos que precisamos ter paciência. O que precisamos fazer é o nosso trabalho, bem feito. Precisamos estar focados e esquecer as outras coisas. A equipe hoje está madura. Sabemos o que precisamos fazer", ressaltou o meia e capitão Paulinho.

Com os ânimos exaltados nos últimos jogos, a seleção acumulou cartões amarelos. E chega para este duelo com oito atletas pendurados: Neymar, Fernandinho, Gabriel Jesus, Casemiro, Filipe Luís, Paulinho, Renato Augusto, Giuliano.

James Rodríguez confirmado

A situação colombiana pode potencializar a pressão do duelo. Enquanto o Brasil tenta manter os 100% com Tite nas Eliminatórias, o time de José Pekerman vem de um empate sem gols contra a Venezuela e precisa pontuar para não perder a segunda colocação e se afastar da classificação para a Copa.

E se Tite testará novidades como Thiago Silva (na vaga do cortado Miranda), Fernandinho e Firmino, Pekerman também terá mudanças. E positivas. O treinador confirmou a escalação do meia James Rodríguez.

COLÔMBIA x BRASIL

Data e hora: 05 de setembro de 2017 (terça-feira), às 17h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla (Colômbia)
Árbitro: Jesus Valenzuela (Venezuela)
Auxiliares: Carlos Lopes e Jorge Urrego (ambos da Venezuela)
Transmissão na TV: Globo e Sportv

Colômbia
Ospina; Arias, Cristian Zapata, Óscar Murillo, Fabra; Carlos Sánchez, Abel Aguilar; Cuadrado, James Rodríguez e Teófilo Gutiérrez; Falcao García
Técnico: José Pekerman

Brasil
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Willian e Neymar; Roberto Firmino
Técnico: Tite

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos