Topo

Tite banca Firmino mesmo após atuação discreta: 'tem mais para dar'

Roberto Firmino passou em branco no empate com a Colômbia nesta terça - Raul Arboleda/AFP
Roberto Firmino passou em branco no empate com a Colômbia nesta terça Imagem: Raul Arboleda/AFP

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Barranquilla (Colômbia)

05/09/2017 20h40

Com a classificação ao Mundial da Rússia, em 2018, e o primeiro lugar das Eliminatórias assegurados, Tite agora quer que o nível de atuação da seleção brasileira seja mantido. E a exigência será ainda maior com quem ainda briga para fazer parte do grupo que disputará a Copa do Mundo do próximo ano. Um deles é Roberto Firmino, que teve a chance de ser titular contra a Colômbia nesta terça-feira, mas pouco apareceu no empate em 1 a 1.

"O Firmino tem mais para dar. Foi uma atuação normal dele, mas ele tem mais para dar", cobrou o treinador. Tite acredita que o atacante já mostrou no Liverpool que pode fazer a diferença pelo Brasil e explica as razões para apostar nele como reserva imediato de Gabriel Jesus, provável dono da camisa 9 na Copa.

"Precisamos de um nível de concentração alto e criar opções. Por exemplo: o Firmino é um jogador de características diferentes, forte, que abre espaço para você ter dois externos (pontas) agressivos, porque ele vem compor, como faz no Liverpool com Mané de um lado e Salah do outro. Abre espaço para que os outros infiltrem e possam receber essa bola, gerando superioridade numérica", argumentou.

Quem também foi testado contra a Colômbia em Barranquilla foi o volante Fernandinho, que ocupou o posto de Casemiro. Ao meio-campista do Manchester City, Tite reservou apenas elogios e ainda abriu possibilidade para mais uma variação na equipe.

"Fernandinho jogou muito, como a equipe toda. Ele deu mais agressividade ao time, pois eu precisava segurar o James (Rodríguez, meia colombiano), que atua entre o lateral e o meio-campista. Essas opções nos fazem produzir bem. Já falei com o Fernandinho, com o Casemiro. Eles estão muito bem e ainda podem jogar juntos", avisou.

O Brasil volta a jogar pelas Eliminatórias nos dias 5 e 10 de outubro, contra Bolívia, em La Paz, e Chile, em casa, respectivamente.