Topo

SP treina "nova cara" para sair da crise contra Ponte; veja quem pode jogar

Militão deve ser escolhido para ocupar a vaga de Buffarini na lateral, um problema do SP - ARACELI SOUZA/SIGMAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Militão deve ser escolhido para ocupar a vaga de Buffarini na lateral, um problema do SP Imagem: ARACELI SOUZA/SIGMAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

06/09/2017 04h00

Insatisfeito com o rendimento do time nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, Dorival Júnior aproveitou a pausa para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo para fazer testes. A ideia do treinador é promover mudanças na formação da equipe, que vai enfrentar a Ponte Preta neste sábado (9), no Morumbi. 

Uma alteração praticamente certa é a saída de Buffarini da lateral direita. Formado nas categorias de base, Militão deve ser improvisado. O jogador, de 19 anos, foi promovido para o profissional como volante, mas já atuou como zagueiro e, eventualmente, ocupou a ala direita nos jogos contra o Cruzeiro e o Atlético-PR, no primeiro turno. 

O setor, aliás, é alvo de muitas críticas. Em recuperação de dores na região dorsal, Bruno também não conseguiu se firmar. Tanto ele quanto Buffarini não devem seguir no clube em 2018 caso recebam propostas no fim do ano. Segundo apurou a reportagem, os dois são vistos como atletas disciplinados, mas que não apresentaram bom desempenho dentro de campo. Com dificuldade para se adaptar ao padrão do futebol brasileiro, o argentino, inclusive, foi sondado para retornar ao Boca Juniors ainda neste ano.

Uma mudança a ser feita por necessidade é na zaga. Arboleda vai cumprir suspensão automática após ter recebido o terceiro cartão amarelo no clássico com o Palmeiras. Para a vaga do equatoriano, estão na disputa Lugano, Aderlan e o recém-contratado Bruno Alves. O veterano uruguaio, de 36 anos, era considerado o favorito por ter feito as atividades da última semana e de segunda-feira (4) entre os titulares. Na terça, porém, ele ficou na equipe reserva.

Mais uma troca provável é a saída de Cueva, que não vive um bom momento. Considerado um dos principais jogadores do elenco no início do ano, ele não repetiu as boas atuações desde que se lesionou em março, durante partida com o Uruguai. Nos treinos, Dorival testou Lucas Fernandes ao lado de Hernanes no meio de campo. O jovem, de 19 anos, é quase sempre elogiado pelo treinador, que no ataque deve manter Lucas Pratto. De qualquer maneira, a definição da equipe titular só acontecerá na sexta, quando o treino será fechado para a imprensa.

Selecionáveis voltam

Rodrigo Caio, Arboleda e Cueva não treinaram com o restante do elenco nestes últimos dias porque serviram seus países nas Eliminatórias. O zagueiro brasileiro volta ao país nesta quarta-feira à noite, se reapresenta ao São Paulo na quinta à tarde e deve ser mantido entre os titulares. 

Já o equatoriano e o peruano retornam ao país na quinta pela manhã. Por isso, ainda não está certa a presença dos dois na atividade marcada para o mesmo dia. O treino tricolor, inclusive, foi transferido da manhã para tarde também para aumentar a possibilidade de a dupla se reapresentar.