Ex-presidente do Inter se manifesta em carta e promete se defender

Do UOL, em Porto Alegre

  • Rafael Cabeleira/Divulgação/RC Assessoria

    Vitorio Piffero (c) foi presidente do Inter, pela última vez, na gestão 2015/2016

    Vitorio Piffero (c) foi presidente do Inter, pela última vez, na gestão 2015/2016

Em foco pela análise dos gastos da gestão passada, da qual era figura maior, o ex-presidente do Internacional, Vitorio Píffero resolveu se manifestar através de uma carta. Enviada a veículos de comunicação, o manifesto promete defesa e critica as ações do Conselho Deliberativo do Inter.

Piffero não esteve presente na última reunião, terça-feira passada, na qual foi apresentado o diagnóstico financeiro realizado após meses de estudo pela empresa Ernst & Young. Nele constam gastos milionários de forma incorreta, apresentação de notas em série para justificar gastos, saques indevidos, ausência de contratos, e recibos sem nota fiscal, entre outras irregularidades.

A reportagem do UOL Esporte apurou que o total de dinheiro que deixou o cofre do clube sem a devida explicação beira os R$ 40 milhões.

Confira a manifestação de Vitorio Piffero sobre a situação: 

Aos COLORADOS,

Quero falar contigo Torcedor COLORADO, porque juntos vivemos muitos momentos marcantes, de alegrias e momentos difíceis.Das acusações que agora me fazem, do ilegal pedido da minha exclusão do quadro social, e todas essas práticas bolivarianas que tomaram conta do nosso Clube, eu vou me defender em todas as instâncias, mas não podia deixar de primeiro falar contigo Torcedor COLORADO

Desde o ano de 2002, enquanto fui dirigente, juntos vencemos 8 Campeonatos Gaúchos, Copa Suruga Bank, Recopa Sul-Americana, Copa Sul-Americana, 2 Libertadores da América e é claro o Mundial de Clubes FIFA. Também sofremos juntos quando nos tomaram na mão grande o Brasileiro de 2005 ou no rebaixamento em 2016.

Uma das coisas que mais me orgulha em minha passagem como dirigente, fora todas as conquistas, é que sempre pude contar com o apoio do torcedor, em nosso centenário chegamos a marca de 100 mil sócios, e isso só foi possível por ser um sonho que sonhamos juntos e por isso quero falar contigo.

Está em curso em nosso Clube uma tentativa de divisão política, de caça às bruxas, de assassinato de reputações. Grupos políticos partidários, que misturam nosso símbolo a símbolo de partidos, querem nos dividir, falam abertamente em "caçar", "varrer", "perseguir", "expulsar" COLORADOS. Justamente nosso Clube que é o clube da inclusão ser dirigido por aqueles que querem segregar?

Imaginei que ao me afastar os novos dirigentes seguiriam em frente, levariam nosso Clube a ganhar tudo de novo, mas o que vejo é uma tentativa de perseguir o passado, com infâmias e calúnias, e com isso não posso me calar.

As contas do ano de 2015 foram aprovadas, após duas auditorias independentes e parecer do Conselho Fiscal presidido pelo Sr. Geraldo Da Camino, de quem ninguém duvida da capacidade e idoneidade. Já as contas de 2016 foram aprovadas as demonstrações contábeis também pelas mesmas auditorias independentes e Conselho Fiscal, tendo sido desaprovadas algumas práticas de gestão que em anos anteriores geraram apenas apontamentos.

Entristece não apenas a mim, mas tenho certeza a todos COLORADOS, ver nosso Clube dividido, com práticas da política partidária que os brasileiros estão tão cansados de ver e que, infelizmente, querem reproduzir no INTER.

Até o momento sequer tive acesso aos documentos da dita auditoria realizada pela atual gestão, assim que tiver conversarei com os Vices Presidentes responsáveis para sanar qualquer dúvida ou apontamento, mas não posso deixar de estranhar a instalação de uma Comissão formada por alguns Conselheiros inexperientes na gestão, e que antes mesmo de ver a auditoria já manifestaram sua opinião.

Penso que nosso Clube deve ser transparente com o associado, meu primeiro mandato de Presidente iniciou janeiro de 2007 e nestes 10 anos nosso Clube cresceu enormemente. Por essa razão quero publicamente conclamar o Conselho Deliberativo a aprovar uma completa apuração das contas, desde janeiro de 2007 até esta data, em especial nos contratos e no futebol (seja contratações, comissões de atletas, rescisões e etc).

Tenho certeza que uma Comissão formada por membros do Conselho Consultivo, conselheiros experientes (muitos com mais de 30 anos de Conselho Deliberativo e que colocam sempre o Clube acima dos interesses de seus grupos políticos), poderia ajudar nosso Clube, muito mais do que apontar o dedo para este ou aquele dirigente, apontar para o futuro, para ajudar nosso Clube a ser a cada dia mais GIGANTE.

Como já disse, farei minha defesa em todas as instâncias, mas não podia deixar de falar primeiro contigo Torcedor COLORADO, até por tudo o que vivemos juntos, e não posso encerrar sem te agradecer, pois sempre contei contigo nos maus e bons momentos.

Vitorio Piffero

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos