Topo

Quem é o jogador de Burkina Faso na mira do Santos

Yaya Banhoro em ação pelo Londrina: sonho mundial por Burkina Faso - Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube
Yaya Banhoro em ação pelo Londrina: sonho mundial por Burkina Faso Imagem: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

Napoleão de Almeida*

Colaboração para o UOL

07/09/2017 04h00

O Santos está de olho em um jogador que poderá estar na Copa do Mundo da Rússia em 2018. É Yaya Banhoro, meia que atuou no Brasil e se profissionalizou pelo Londrina.

Yaya, como é mais conhecido, é meia da surpreendente Burkina Faso e está, segundo informações apuradas pelo UOL Esporte, treinando no CT do Santos, apesar de ainda não confirmar o acerto com o clube paulista.

“Sim, volto ao Brasil”, contou Yaya Banhoro em entrevista enquanto estava concentrado para o duelo com Senegal, que acabou 2 a 2 e manteve Burkina Faso na liderança do Grupo D nas eliminatórias africanas.

O meia, porém, não quis confirmar o acerto com o Santos. “Você pediu para falar sobre a seleção”, argumentou.

Yaya chegou ao Londrina com 18 anos, em 2015. Seguiu a trilha de Joel, o camaronês descoberto pelo clube e que hoje está no Avaí, depois de passar por Coritiba, Santos e Cruzeiro, dono de seus direitos.

Yaya Banhoro - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Yaya treinando em Burkina Faso
Imagem: Arquivo Pessoal

“Aprendi muito no Brasil”, escreveu Yaya. “Porque antes de chegar no Londrina eu estava jogando do meio-campo e lá joguei no ataque. Então agora eu posso jogar em duas posições”.

Em Londrina, Yaya saiu de forma tumultuada após a primeira convocação para a seleção. O contrato acabou em agosto e ele se recusou a renovar, de acordo com o presidente do clube, Sérgio Malucelli. Yaya também deixou de trabalhar com Wanda Augustín, o empresário que o trouxe ao Brasil – o mesmo de Joel. Agora, deve defender o Santos na Copa Paulista, no time B.

“Ele falou a mesma coisa para nós, mas ninguém pediu documentação”, contou Malucelli sobre o fato de Yaya dizer que segue no Brasil, mas não revelar o clube. “A decisão eu achei errada. Ele primeiro tinha que valorizar as pessoas que estão com ele. Alguém deve ter ficado buzinando na orelha dele”, disse o presidente londrinense. No Tubarão, foi profissionalizado e ganhou educação e moradia. Ele saiu, mas o irmão, Baba Salogo, está no clube paranaense. “É um mercado pouco explorado aqui, com ótimos jogadores. Nós ainda traremos mais”, confidenciou Malucelli sobre o continente africano.

Burkina Faso nunca participou de uma Copa. O país, de 13 milhões de habitantes (praticamente a população do Estado do Paraná), fala francês e está na 47ª posição do ranking da Fifa.

 

Yaya esteve em campo por 11 minutos contra Senegal, no empate em 0 a 0, mas foi desfalque, por estar com febre, no jogo que acabou 2 a 2 em casa, na rodada dupla das Eliminatórias. A chave é dura. Burkina Faso tem 6 pontos, mesma pontuação da igualmente surpreendente Cabo Verde, ambas com 1 a mais que Senegal e África do Sul. Na próxima rodada, Burkina Faso visita a seleção sul-africana e depois recebe Cabo Verde. Apenas uma das equipes se qualifica para a Copa 2018.                       

Yaya Banhoro se vê na Rússia, por conta de hoje ser um jogador que dá opções ao técnico português Paulo Duarte. “Isso é mais uma esperança pra mim."

Agora próximo de acertar com o Santos, Yaya deixou boa impressão em Londrina, como relatou o jornalista Lucio Flavio Cruz, da Rádio Paiquerê: “Ele ficou muito tempo apenas jogando amistosos já que não tinha idade para firmar um contrato como profissional. No início deste ano foi incorporado ao time principal e foi titular em algumas partidas do Paranaense, a melhor delas foi naquela semifinal contra o Atlético, na derrota por 2 a 1 na Arena. Ele marcou o gol do Londrina. Mas aí veio o início da Série B e ele perdeu espaço. Para o Londrina foi ruim a saída, investiu um bom tempo e agora que ele poderia começar a dar um retorno, saiu. Tem potencial para ser um jogador interessante, é veloz e habilidoso.”

*Colaborou Samir Carvalho, de Santos