Juíza vai se tornar a primeira a apitar jogo da elite do Campeonato Alemão

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução Instagram

    Bibiana Steinhaus será a primeira mulher a apitar um jogo da primeira divisão do Campeonato Alemão

    Bibiana Steinhaus será a primeira mulher a apitar um jogo da primeira divisão do Campeonato Alemão

Bibiana Steinhaus, 38 anos, foi escalada para ser a primeira mulher a apitar um jogo da primeira divisão do Campeonato Alemão. A escala foi anunciada nesta quinta-feira e confirmou o lugar da policial entre os 24 árbitros do grupo de elite do futebol alemão. A partida comandada por ela será Hertha Berlin contra Werder Bremen, no domingo. As equipes aprovaram a escolha.

"Ela merece por causa de suas ótimas performances", disse Alexander Nouri, treinador do Werder Bremen.

Bibiana trabalha como juíza há dez anos e estava dirigindo jogos da segunda divisão da Alemanha. Ela é filha de um árbitro e entrou na profissão em 1999. O bom desempenho nas partidas levou a ser integrada ao quadro da Fifa em 2005. No currículo dela consta final da Copa do Mundo feminina, da Liga dos Campeões e dos Jogos Olímpicos.

Os jogadores respeitam a juíza, mas incidentes envolvendo Bibiana tomam grandes proporções. Em 2010, o zagueiro Niemeyer estava no Hertha Berlim e foi tocar no ombro dela para falar de um lance. No movimento do braço, a mão resvalou no seio, involuntariamente, e o incidente virou assunto na Alemanha.

Apesar do respeito ser majoritário, há casos de preconceito. Kerem Demirbay, do Fortuna Duesseldorf, afirmou que "não há lugar para mulheres no futebol". Muito criticado, ele foi punido com três jogos de suspensão e pediu desculpas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos