Topo

Argentina faz pedido e estuda jogar na Bombonera em decisão contra o Peru

Argentina usou o estádio do Boca contra o Brasil em torneio de 2012: más lembranças - Reprodução
Argentina usou o estádio do Boca contra o Brasil em torneio de 2012: más lembranças Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/09/2017 19h43

A Associação Argentina de Futebol (AFA) solicitou oficialmente à Conmebol que habilite os estádios de Boca Juniors e Rosario Central para a partida decisiva das eliminatórias da Copa, diante do Peru, em 5 de outubro. Caso a entidade sul-americana aceite o pedido, os argentinos terão que escolher o local da partida (o Monumental de Nuñez, casa do River Plate, já está habilitado).

A informação sobre a solicitação da AFA foi publicada nesta sexta-feira pela versão online do jornal "Olé". O pedido pela habilitação de La Bombonera, mítica casa do Boca Juniors, e do Gigante de Arroyito, acanhado alçapão do Rosario, acontece depois das críticas em relação ao comportamento passivo da torcida no Monumental de Nuñez durante o empate com a Venezuela na semana que passou.

Por sua vez, os dois estádios que foram solicitados têm reputação de serem ambientes mais hostis aos visitantes. No entanto, a Bombonera não traz grandes recordações aos argentinos. Foi exatamente no estádio do Boca Juniors que a seleção do país perdeu a classificação para a Copa de 1970 – justamente em um empate com o Peru, o mesmo rival deste ano (os peruanos foram ao Mundial do México naquela oportunidade).

Apesar de ser um estádio em que se experimenta a pressão da torcida, o Gigante de Arroyito também conta com um retrospecto negativo em eliminatórias. Em 2009, o Brasil derrotou a Argentina no campo do Rosario Central com uma vitória por 3 a 1, em noite inspirada de Luis Fabiano – e ali garantiu matematicamente a classificação à Copa do ano seguinte.

Neste século, a Argentina usou a Bombonera diante do Brasil na Supercopa das Américas. Em novembro de 2012, os donos da casa venceram por 2 a 1, com dois gols de Scocco, mas perderam o título do torneio amistoso nos pênaltis, pois os brasileiros haviam vencido o confronto de ida. Aquela foi a última partida do técnico Mano Menezes à frente da seleção.

Peru eliminou a Argentina da Copa do Mundo de 1970 com empate dentro de La Bombonera - Reprodução - Reprodução
Peru eliminou a Argentina da Copa de 1970 com empate dentro de La Bombonera
Imagem: Reprodução

Situação delicada na classificação

Com dois empates nas últimas duas rodadas (contra Uruguai, como visitante, e Venezuela, em casa), a Argentina permanece na 5ª colocação das eliminatórias sul-americanas para a Copa. O time comandado pelo técnico Jorge Sampaoli soma 24 pontos e hoje ocupa o posto que será direcionado para brigar pela vaga através da repescagem (contra um representante da Oceania).

Por enquanto, o Brasil é o único país classificado na região. Neste momento, a duas rodadas do fim, Uruguai, Colômbia e Peru ocupam a zona de classificação para o Mundial da Rússia.

Depois do compromisso em casa contra o Peru, os argentinos fecham a participação nas eliminatórias jogando em Quito contra o Equador. A partida está marcada para o dia 10 de outubro.