Topo

Como Guardiola pode reviver carreira de Danilo como seu "faz-tudo" no City

Lateral direito, ala esquerdo e zagueiro: Danilo já mostrou sua versatilidade - Josep Lago/AFP
Lateral direito, ala esquerdo e zagueiro: Danilo já mostrou sua versatilidade Imagem: Josep Lago/AFP

Dassler Marques e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

11/09/2017 04h00

Quando Danilo trocou o Real Madrid pelo Manchester City, no meio do ano, a escolha foi centrada no objetivo de jogar mais vezes que na última temporada, para reacender uma carreira que perdeu fôlego nas duas temporadas passadas na Espanha. Para isso, o ex-jogador do Santos já mostrou que sua principal arma será um dos atributos mais valorizados pelo técnico Pep Guardiola: a versatilidade.

Contratado em alta pelo Real em 2015, após ótimas temporadas na lateral direita do Porto, Danilo sofreu com a concorrência de Carvajal e foi relegado à reserva em Madri. Algumas oportunidades, porém, apareceram na lateral esquerda, quando Marcelo estava indisponível por lesão. E foi em um desses jogos, um empate por 2 a 2 com o Borussia Dortmund, na Liga dos Campeões, que Guardiola vislumbrou que o brasileiro poderia ser um "faz-tudo" em seu City.

Até agora, em quatro partidas oficiais no novo time, Danilo já foi utilizado em três funções diferentes. Jogou como ala esquerdo na estreia do Campeonato Inglês, contra o Brighton; nas duas partidas seguintes, com a expulsão do titular Walker, foi lateral direito contra Everton e Bournemouth; e no último sábado, na goleada por 5 a 0 sobre o Liverpool, jogou como zagueiro pela direita em um 3-5-2.

Nos moldes de Guardiola

Danilo - REUTERS/Dylan Martinez - REUTERS/Dylan Martinez
Elenco curto e estilo de Guardiola favorecem Danilo
Imagem: REUTERS/Dylan Martinez

A situação de Danilo é favorecida pelo estilo de gestão de elenco adotado por Guardiola. O técnico espanhol prefere trabalhar com grupos enxutos, com pouco mais de 20 jogadores, para manter todos os atletas ativos e motivados ao longo da temporada. Para isso, é essencial ter peças versáteis, que joguem em duas, três ou até mais posições.

É o caso do brasileiro. Lateral direito de origem, ele tem facilidade também para atuar pelo lado esquerdo e sabe usar o pé canhoto - foi com ele, por exemplo, que marcou um dos gols do Santos na final da Libertadores de 2011, contra o Peñarol. Na época, inclusive, Danilo jogava como volante no time paulista, o que pode se transformar em mais uma opção para Pep.

Já a função de zagueiro exercida contra o Liverpool é nova para Danilo, mas combina com as características do sistema de jogo do City. O time inglês joga com a linha defensiva adiantada, o que exige velocidade de recuperação dos zagueiros, e também coloca muita ênfase na qualidade técnica para a construção do jogo pelo chão desde trás.

É importante lembrar que o City tem apenas dois laterais de ofício além de Danilo - Walker, que joga só pela direita, e Mendy, exclusivamente pelo setor esquerdo. Somando isso à possibilidade de atuar como zagueiro quando Guardiola adotar um sistema com três defensores, a temporada está talhada para que o brasileiro, mesmo sem ser titular absoluto, supere os 25 jogos do último ano pelo Real Madrid.