Topo

Santos veloz e letal vira marca de Levir e já garante 16 jogos sem derrota

Levir soma 16 jogos sem perder: 9 vitórias e 7 empates, 70,8% de aproveitamento - Ivan Stori/Santos FC
Levir soma 16 jogos sem perder: 9 vitórias e 7 empates, 70,8% de aproveitamento Imagem: Ivan Stori/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

12/09/2017 04h00

Com a vitória contra o Corinthians por 2 a 0, no último domingo, na Vila Belmiro, o Santos já garantiu o seu 16º jogo seguido sem derrota. Qual o segredo do time de Levir Culpi, que assumiu o time próximo da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e agora fala em título?

O treinador “vende” um estilo à moda antiga. Ele costuma dizer que futebol tem apenas duas táticas: atacar e defender. Mas isso não quer dizer que o treinador não tenha as suas estratégias dentro de campo. A principal delas é a velocidade. Com ele, o Santos se tornou um time letal durante os jogos e costuma definir as partidas em jogadas rápidas de contra-ataque.

O exemplo mais recente ocorreu no clássico contra o Corinthians. A equipe santista venceu com dois gols em velocidade. No primeiro, Rodriguinho perdeu a bola, que sobrou para Lucas Lima. O camisa 10 iniciou e finalizou a jogada para o gol após correria de Bruno Henrique. No segundo gol, Jadson perdeu a bola e Lucas Lima lançou novamente Bruno Henrique. Em velocidade, o camisa 27 tocou para Ricardo Oliveira fechar o placar.

No fim da passagem de Dorival Junior, a velocidade já não era uma das principais características do Santos. Ainda sob o comando do atual técnico do São Paulo, a equipe praiana era bastante rápida em 2015, quando tinha Geuvânio, Gabigol e Ricardo Oliveira no ataque. Nos anos seguintes, no entanto, o treinador mudou a estratégia para um estilo de mais posse de bola.

Além disso, Levir mudou a marcação e saída de bola do Santos, estratégias que deram bastante estabilidade à defesa e ao meio-campo. Enquanto a maioria dos treinadores no Brasil optam pela marcação por zona, o atual comandante santista prioriza os encaixes individuais. Cada jogador faz marcação homem a homem, mas somente em seu setor. 

O treinador também aboliu a chamada “saída de três”, quando o volante volta no meio da defesa (entre os zagueiros) para buscar a bola e iniciar a construção das jogadas. Com Levir Culpi, o Santos voltou à moda antiga, usando zagueiros e laterais para a saída de jogo.

Agora, Levir Culpi tenta acabar com uma das principais características do Santos nos últimos anos, os laterais atacando por dentro (meio-campo). Mudar isso, no entanto, tem sido difícil, já que Victor Ferraz e Zeca incorporaram a movimentação ao seu estilo. No clássico contra o Corinthians, por exemplo, Zeca atacou por dentro em jogada que terminou com finalização de Ricardo Oliveira e grande defesa de Cássio no primeiro tempo.

Levir tem apostado muito na “conversa”. O treinador evita tantos trabalhos táticos e prioriza atividades pontuais para corrigir falhas. É adepto de muitos treinamentos coletivos, e gosta de mesclar também técnico e físico em campo reduzido. Nessas atividades, executa muitos cruzamentos, chutes a gol e opõe jogadores de ataque contra defesa.

O comandante santista aposta muito nas bolas longas, a chamada "ligação direta" entre a defesa e o ataque, justamente pela velocidade dos atacantes ser uma das marcas de seu time. Foi assim que o treinador "consertou" o atacante Bruno Henrique. O camisa 27 apresenta sérios problemas de finalização, mas melhorou nas mãos de Levir Culpi e é o artilheiro do Santos na temporada com 15 gols. Foram sete só nos últimos nove jogos.

Além disso, Levir resgatou o volante Alison, que vinha tendo pouco espaço e chegou e a ser emprestado ao Red Bull. Com o novo comando, o volante virou titular e teve grande atuação no clássico contra o Corinthians.

Veja a invencibilidade construída por Levir Culpi no Santos:

16 jogos: 9 vitórias e 7 empates (70,8% de aproveitamento)

10/9/2017 – Santos 2 x 0 Corinthians – Vila Belmiro – Brasileiro
27/8/2017 – Cruzeiro 1 x 1 Santos – Mineirão – Brasileiro
20/8/2017 – Coritiba 0 x 0 Santos – Couto Pereira – Brasileiro
14/8/2017 – Santos 0 x 0 Fluminense – Pacaembu - Brasileiro
10/8/2017 – Santos 1 x 0 Atlético-PR – Vila Belmiro – Libertadores
6/8/2017 – Avaí 0 x 0 Santos – Ressacada – Brasileiro
2/8/2017 – Santos 3 x 2 Flamengo – Pacaembu – Brasileiro
30/7/2017 – Grêmio 1 x 1 Santos –  Arena Grêmio – Brasileiro
26/7/2017 – Santos 4 x 2 Flamengo – Vila Belmiro – Copa do Brasil
23/7/2017 – Santos 3 x 0 Bahia – Pacaembu – Brasileiro
19/7/2017 – Santos 1 x 0 Chapecoense – Vila Belmiro – Brasileiro
16/7 2017 – Vasco 0 x 0 Santos – Nilton Santos – Brasileiro
12/7/2017 – Atlético-MG 0 x 1 Santos – Independência – Brasileiro
9/7/2017 – Santos 3 x 2 São Paulo – Vila Belmiro – Brasileiro
5/7/2017 – Atlético-PR 2 x 3 Santos – Durival Britto – Libertadores
1/7/2017 – Atlético-GO 1 x 1 Santos – Olímpico Pedro Ludovico – Brasileiro