Topo

Com má fase e jejum, D. Souza se desgasta e vê idolatria arranhada no Sport

Há 55 dias sem marcar, Diego Souza foi vaiado na Ilha na partida contra o Avaí - Alexandre Gondim/JC Imagem
Há 55 dias sem marcar, Diego Souza foi vaiado na Ilha na partida contra o Avaí Imagem: Alexandre Gondim/JC Imagem

Roberto Oliveira

Colaboração para o UOL, em Recife

13/09/2017 11h00

Má fase técnica, seca de quase dois meses e falta de postura de liderança no pior momento da temporada. Estes são os principais motivos que fazem Diego Souza viver situação insólita em sua carreira de quase quatro anos no Sport. De referência incontestável, o camisa 87 passa por desgaste no clube e vê arranhões em sua imagem de ídolo.

Duas situações explicitaram a turbulência na relação entre a torcida do Sport e seu melhor jogador. Após derrota por 5 a 0 contra o Grêmio e da bronca coletiva de Luxemburgo, os muros da Ilha do Retiro amanheceram pichados com críticas a Diego Souza. ˜Lavra DS, falso ídolo˜ e ˜Sport > Diego Souza˜ foram duas das mensagens deixadas na faxada do clube - e que permaneceram por mais de dois dias.

Depois, no último domingo (10), durante derrota por 1 a 0 contra o Avaí, foi vaiado diversas vezes por boa parte dos torcedores - cena impensável poucos meses atrás. Após o jogo, questionado por um repórter da Globo, Diego Souza disse que não falaria. Diante da insistência do jornalista, ele extravazou seu incômodo e foi rude: ˜Quer arranjar problema comigo˜?

Muitos torcedores do Sport desaprovaram a postura aliada ao silêncio de Diego Souza diante do momento de crise. Como principal jogador e grande referência do time, ele não deveria ˜dar as caras˜ no momento de dificuldade? As cobranças vieram com mensagens deixadas na página do Facebook do jogador.

˜A torcida nunca deixou de te apoiar, mas chega uma hora que você também não ajuda. Vamos parar de ser mimado e dar a cara a tapa pois a torcida do Sport é MUITO maior que você e VOCÊ merece dar satisfação à torcida˜, escreveu um torcedor do Sport.

˜Apoiadores, torcedores e sócio-torcedores, já está na hora de fazerem valer sua voz e sua força contra esse cara, que desde sua convocação rápida para a seleção sente-se o próprio Cristiano Ronaldo, até mesmo o Cristiano dá satisfação á sua torcida˜, acrescentou outro rubro-negro em meio a uma centena de comentários, quase todos críticos. 

Jejum e má fase refletem no desempenho do Sport

As críticas a Diego Souza não se resumem à postura, porém. O craque do Sport também está devendo futebol e sua queda técnica reflete no desempenho da equipe.

O camisa 87 não marca há oito partidas, ou 55 dias. O último gol dele pelo Leão da Ilha foi na vitória por 4 a 0 sobre o lanterna Atlético-GO, no dia 20 de julho. Desde então, o Sport só venceu uma partida, contra o Bahia, no dia de 30 do mesmo mês.

De lá pra cá, já são seis jogos do Sport sem vitória - quatro derrotas e dois empates. Além disso, a equipe não marca há quatro jogos, tendo balançado as redes pela última vez no dia 5 de agosto contra o Corinthians. De candidato a briga pelo G-6, o time despencou na tabela do Brasileirão e hoje está mais perto da zona do rebaixamento. 

Nesta quarta (13), o Sport tenta ˜virar a página˜ da crise e enfrenta a Ponte Preta pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, às 19h15, na Ilha do Retiro. É a chance de Diego Souza quebrar o longo jejum e começar afastar as críticas. Caso contrário, será o prolongamento da seca, já que o camisa 87 está suspenso por acúmulo de cartões do jogo contra o Flamengo, no fim de semana, pelo Brasileirão.