Mais testes e Vanderlei: qual é a expectativa da nova convocação de Tite

Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

  • Ivan Storti/Santos FC

    Vanderlei, goleiro do Santos, pode ser uma das surpresas da lista de Tite nesta sexta (15)

    Vanderlei, goleiro do Santos, pode ser uma das surpresas da lista de Tite nesta sexta (15)

Tite anuncia na manhã de sexta-feira (15) mais uma lista de convocados da seleção brasileira. Às 11h (de Brasília), o técnico divulga o nome dos jogadores para as duas últimas rodadas das Eliminatórias – contra Bolívia (5 de outubro, em La Paz) e Chile (10, em São Paulo). E a menos de um ano para a Copa do Mundo, a expectativa é por novidades e mais testes na relação da equipe.

A primeira surpresa pode ocorrer logo no início da revelação dos 23 nomes. Após dar chance a Cássio nos últimos jogos, contra Equador e Colômbia, a tendência é que Tite convoque Vanderlei em uma das três vagas no gol. O goleiro é frequentemente citado pelo treinador.

"Entendo quem questiona a ausência do Vanderlei, tem razão também", repetiu Tite nas últimas entrevistas.

Na zaga, mais expectativa. Com Miranda, Marquinhos e Thiago Silva garantidos, a quarta vaga segue aberta. E com o são-paulino Rodrigo Caio longe da melhor fase, Jemerson ou Gil podem reaparecer. Pedro Geromel, lesionado, corre por fora.

No meio, a tendência é mais um "teste" para a reserva de Renato Augusto. Se Luan foi o escolhido na última lista, um novo nome pode surgir desta vez. Lucas Lima, Diego e Rodriguinho são alguns dos jogadores já lembrados por Tite em pouco mais de um ano de trabalho.

Na linha de frente, Roberto Firmino, em alta com a comissão técnica nos últimos meses, não aproveitou tão bem a chance diante da Colômbia. "Ele pode dar mais", disse Tite, que ainda quebra a cabeça para definir os quatro atacantes da lista para o Mundial. Neymar e Gabriel Jesus estão dentro, Taison conta com o apoio da comissão técnica, mas concorre por um lugar na ponta, e um novo centroavante pode surgir.

Nesse sentido, o treinador encontra um problema. A alternativa para concorrer com Roberto Firmino é Diego Souza, que no Sport enfrenta questionamentos e momento complicado, e não há outros jogadores dessa característica que estejam no radar. Um nome sempre citado é o do corintiano Jô. 

Quem acompanhará a convocação com relativa expectativa é o meia Arthur, do Grêmio. Muito elogiado por Tite em entrevistas recentes, ele foi observado de perto pelo treinador no duelo contra o Botafogo, pela Libertadores, na última quarta-feira (13), e acabou o jogo como o melhor em campo pelo Tricolor gaúcho. A tendência, no entanto, é que a comissão técnica da seleção deixe alguns testes para os amistosos de novembro, na Europa.

Após a convocação desta sexta, Tite terá apenas mais duas listas – amistosos de novembro de 2017 e março de 2018 – antes de fechar a relação final para a Copa do Mundo. Os convocados para o Mundial serão divulgados no início de maio.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos