Topo

Mais testes e Vanderlei: qual é a expectativa da nova convocação de Tite

Vanderlei, goleiro do Santos, pode ser uma das surpresas da lista de Tite nesta sexta (15) - Ivan Storti/Santos FC
Vanderlei, goleiro do Santos, pode ser uma das surpresas da lista de Tite nesta sexta (15) Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

14/09/2017 20h42

Tite anuncia na manhã de sexta-feira (15) mais uma lista de convocados da seleção brasileira. Às 11h (de Brasília), o técnico divulga o nome dos jogadores para as duas últimas rodadas das Eliminatórias – contra Bolívia (5 de outubro, em La Paz) e Chile (10, em São Paulo). E a menos de um ano para a Copa do Mundo, a expectativa é por novidades e mais testes na relação da equipe.

A primeira surpresa pode ocorrer logo no início da revelação dos 23 nomes. Após dar chance a Cássio nos últimos jogos, contra Equador e Colômbia, a tendência é que Tite convoque Vanderlei em uma das três vagas no gol. O goleiro é frequentemente citado pelo treinador.

“Entendo quem questiona a ausência do Vanderlei, tem razão também”, repetiu Tite nas últimas entrevistas.

Na zaga, mais expectativa. Com Miranda, Marquinhos e Thiago Silva garantidos, a quarta vaga segue aberta. E com o são-paulino Rodrigo Caio longe da melhor fase, Jemerson ou Gil podem reaparecer. Pedro Geromel, lesionado, corre por fora.

No meio, a tendência é mais um “teste” para a reserva de Renato Augusto. Se Luan foi o escolhido na última lista, um novo nome pode surgir desta vez. Lucas Lima, Diego e Rodriguinho são alguns dos jogadores já lembrados por Tite em pouco mais de um ano de trabalho.

Na linha de frente, Roberto Firmino, em alta com a comissão técnica nos últimos meses, não aproveitou tão bem a chance diante da Colômbia. “Ele pode dar mais”, disse Tite, que ainda quebra a cabeça para definir os quatro atacantes da lista para o Mundial. Neymar e Gabriel Jesus estão dentro, Taison conta com o apoio da comissão técnica, mas concorre por um lugar na ponta, e um novo centroavante pode surgir.

Nesse sentido, o treinador encontra um problema. A alternativa para concorrer com Roberto Firmino é Diego Souza, que no Sport enfrenta questionamentos e momento complicado, e não há outros jogadores dessa característica que estejam no radar. Um nome sempre citado é o do corintiano Jô. 

Quem acompanhará a convocação com relativa expectativa é o meia Arthur, do Grêmio. Muito elogiado por Tite em entrevistas recentes, ele foi observado de perto pelo treinador no duelo contra o Botafogo, pela Libertadores, na última quarta-feira (13), e acabou o jogo como o melhor em campo pelo Tricolor gaúcho. A tendência, no entanto, é que a comissão técnica da seleção deixe alguns testes para os amistosos de novembro, na Europa.

Após a convocação desta sexta, Tite terá apenas mais duas listas – amistosos de novembro de 2017 e março de 2018 – antes de fechar a relação final para a Copa do Mundo. Os convocados para o Mundial serão divulgados no início de maio.