Topo

Benfica lista "clubes mais corruptos da Europa" e revolta rivais

AFP PHOTO / FRANCISCO LEONG
Imagem: AFP PHOTO / FRANCISCO LEONG

Do UOL, em São Paulo

15/09/2017 12h52

Uma polêmica lista mostrada pelo Benfica em sua TV oficial no final de agosto teve sua polêmica aumentada ainda mais na última quarta (13) e deixou clubes europeus revoltados. O Porto chegou emitir uma nota oficial sobre o caso pela presença do clube em uma seleção dos “clubes mais corruptos da Europa”.

A TV do clube português divulgou a lista com crédito ao jornal britânico Daily Mail. Olympique de Marselha, Juventus e Porto são os três primeiros da seleção. O rival português chegou a soltar um comunicado.

“Em programa dirigido pelo Diretor da Benfica TV, voltou a incluir ontem o Futebol Clube do Porto numa pretensa lista de clubes corruptos com base numa alegada notícia do jornal inglês Daily Mail, conforme foi apresentado por José Manuel Antunes, um dos comentadores do referido canal. Trata-se de uma falsidade tanto mais grave quanto foi reiterada depois de o Porto Canal ter obtido, por escrito, do Daily Mail, através dos contatos dos Departamentos Jurídicos de ambas as partes, que a notícia não foi publicada pelo diário inglês”, disse o Porto.

“Atenta a gravidade reiterada desta acusação, o Futebol Clube do Porto já comunicou a todos os outros 19 clubes que foram incluídos nesta lista da falsidade que a sustenta e, pelo seu lado, vai tentar todas as ações necessárias à reparação do seu bom nome e ao ressarcimento dos prejuízos causados”, completou o clube português.

O Benfica também se manifestou sobre o caso atribuindo ao diretor do Benfica TV, Ricardo Palacin, a responsabilidade pelos comentários e pela divulgação da lista. Os jornais portugueses informaram que no programa Lanças Apontadas, do canal do clube, Palacin explicou que a lista se tratou de uma opinião de um dos comentaristas do canal José Antunes e, portanto, da responsabilidade do mesmo.