Dupla contornou instabilidade e ajuda Cruzeiro a sonhar com Copa do Brasil

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

    Tinga vira peça fundamental nos bastidores do Cruzeiro

    Tinga vira peça fundamental nos bastidores do Cruzeiro

Eles não marcam gols, não desarmam adversários ou fazem defesas milagrosas. Mas são fundamentais para o desempenho do Cruzeiro na atual temporada.

No momento de crise no clube, após as eliminações na Copa Sul-Americana e no Campeonato Mineiro, Klauss Câmara (diretor-executivo) e Tinga (gerente de futebol) tiveram que chamar a responsabilidade e mudar o ambiente na Toca da Raposa II.

Os membros da diretoria se reuniram com elenco e comissão técnica a fim de cobrar melhora nos resultados e passar confiança. As conversas ocorreram logo depois da perda do Estadual para o arquirrival Atlético-MG e da queda no torneio continental para o Nacional, do Paraguai.

Em reunião ocorrida em 5 de julho passado, o ex-jogador foi quem conversou com o plantel. O passado nos gramados foi crucial para que ele tivesse a aceitação do elenco comandado por Mano Menezes.

Companheiro de Tinga nos bastidores, Klauss Câmara foi quem manteve contato com a comissão técnica no pior momento da temporada. Ele se responsabiliza pela gestão do grupo e negocia inclusive as premiações com os atletas.

"O que posso falar é que o trabalho da equipe do Cruzeiro dispensa comentários. É uma equipe coesa, forte... O trabalho com o Tinga tem sido um privilégio muito grande. Nunca tive alguém com tanto conhecimento prático. É um grande parceiro, muito importante na relação com o atleta, na relação do dia a dia. E eu contribuindo com a gestão de negócios, de contratações, de gestão, de planejamento. É um trabalho em equipe, mas a gente tem ficado satisfeito com o que tem sido realizado", conta Klauss Câmara em entrevista à Rádio Itatiaia.

"O Tinga é muito mais que um simples boleiro. Ele está sempre questionando, ajudando e fazendo bem as coisas. Se Deus quiser, vamos fechar o trabalho com títulos", acrescentou.

Após a ação rápida da dupla, ocorrida há mais de três meses, a história do Cruzeiro na temporada foi outra. Finalista da Copa do Brasil, o time decide o torneio em 27 de setembro, diante do Flamengo, no Mineirão. A equipe empatou por 1 a 1 no jogo de ida, no Maracanã.

A situação da Raposa no Brasileiro também está entre as melhores possíveis. Com 34 pontos e na sexta posição (zona de classificação para a Libertadores), os mineiros esperam terminar a competição entre os seis primeiros colocados.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos