Topo

Dupla contornou instabilidade e ajuda Cruzeiro a sonhar com Copa do Brasil

Tinga vira peça fundamental nos bastidores do Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Tinga vira peça fundamental nos bastidores do Cruzeiro Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

15/09/2017 04h00

Eles não marcam gols, não desarmam adversários ou fazem defesas milagrosas. Mas são fundamentais para o desempenho do Cruzeiro na atual temporada.

No momento de crise no clube, após as eliminações na Copa Sul-Americana e no Campeonato Mineiro, Klauss Câmara (diretor-executivo) e Tinga (gerente de futebol) tiveram que chamar a responsabilidade e mudar o ambiente na Toca da Raposa II.

Os membros da diretoria se reuniram com elenco e comissão técnica a fim de cobrar melhora nos resultados e passar confiança. As conversas ocorreram logo depois da perda do Estadual para o arquirrival Atlético-MG e da queda no torneio continental para o Nacional, do Paraguai.

Em reunião ocorrida em 5 de julho passado, o ex-jogador foi quem conversou com o plantel. O passado nos gramados foi crucial para que ele tivesse a aceitação do elenco comandado por Mano Menezes.

Companheiro de Tinga nos bastidores, Klauss Câmara foi quem manteve contato com a comissão técnica no pior momento da temporada. Ele se responsabiliza pela gestão do grupo e negocia inclusive as premiações com os atletas.

"O que posso falar é que o trabalho da equipe do Cruzeiro dispensa comentários. É uma equipe coesa, forte... O trabalho com o Tinga tem sido um privilégio muito grande. Nunca tive alguém com tanto conhecimento prático. É um grande parceiro, muito importante na relação com o atleta, na relação do dia a dia. E eu contribuindo com a gestão de negócios, de contratações, de gestão, de planejamento. É um trabalho em equipe, mas a gente tem ficado satisfeito com o que tem sido realizado", conta Klauss Câmara em entrevista à Rádio Itatiaia.

"O Tinga é muito mais que um simples boleiro. Ele está sempre questionando, ajudando e fazendo bem as coisas. Se Deus quiser, vamos fechar o trabalho com títulos", acrescentou.

Após a ação rápida da dupla, ocorrida há mais de três meses, a história do Cruzeiro na temporada foi outra. Finalista da Copa do Brasil, o time decide o torneio em 27 de setembro, diante do Flamengo, no Mineirão. A equipe empatou por 1 a 1 no jogo de ida, no Maracanã.

A situação da Raposa no Brasileiro também está entre as melhores possíveis. Com 34 pontos e na sexta posição (zona de classificação para a Libertadores), os mineiros esperam terminar a competição entre os seis primeiros colocados.