Topo

Máquina de passes e testes. O outro lado da parceria do Grêmio em SC

Lucas Uebel/Divulgação
Imagem: Lucas Uebel/Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/09/2017 04h00

A parceria entre Grêmio e Tubarão começou com empréstimo de quatro jogadores, mas vai além da vitrine para quem não vinha jogando em Porto Alegre. O acordo também envolve a Unisul (Universidade do Sul) e prevê testes e inovações na parte física, técnica e psicológica do jogo. No escopo do projeto está o desenvolvimento de uma máquina de passes.

A ferramenta, expoente máximo do lado científico do negócio, é inspirada em peça existente no centro de treinamentos do Borussia Dortmund, da Alemanha.

Nela, placas eletrônicas dividem o espaço em quadrantes e o jogador, no centro, é orientado a acertar o vão específico indicado por luzes e som. Na Alemanha a máquina se tornou usual para desenvolvimento técnico dos jogadores.

A ideia do Grêmio é criar demandas com um setor da Unisul que desenvolve projetos na área do esporte. Além de ferramentas para incrementar os processos do dia a dia, o Tricolor espera retorno com estudos da parte física e psicológica. Além de produtos como isotônicos, suplementos alimentares e troca de conhecimento.

O acordo motivou visita do Grêmio ao Tubarão e a Unisul, em recente viagem do presidente Romildo Bolzan Jr. e do vice de futebol Odorico Roman. A dupla se encontrou com a diretoria do clube e o reitor da universidade.

A meta é aprimorar processos no CT Luiz Carvalho, que acolhe o elenco principal e o time de transição, mas também no CT Hélio Dourado, na cidade de Eldorado do Sul. É lá que ficam as equipes da base do Tricolor.

Internamente a parceria é vista como chave no tocante aos jovens. A atual temporada tem sido marcante para o uso e evolução no uso de jogadores oriundos da base. O plano é aumentar a presença de atletas formados no clube e qualificar a lapidação.

Em 2014, o Grêmio investiu em outra ferramenta para incrementar o dia a dia do futebol. À época, o clube contratou os serviços da SAP para coordenar protocolos do dia a dia e da área de análise de desempenho.