Topo

Ação do MP: Vasco detona Globo e fala em "movimento golpista" contra Eurico

Eurico Miranda está incomodado com ação do MP no Vasco e reportagens sobre o caso - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Eurico Miranda está incomodado com ação do MP no Vasco e reportagens sobre o caso Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/09/2017 14h51

O Vasco segue incomodado com a ação do Ministério Público do Rio de Janeiro que pediu a destituição de Eurico Miranda e toda a sua diretoria. Neste sábado, no entanto, o ataque foi direcionado à Rede Globo, a quem o clube acusa de atuar em “conluio” em um “movimento golpista” contra o presidente cruzmaltino.

“Vale recomendar atenção aos vascaínos para o movimento golpista que se desenvolve no já conhecido vale das sombras. Precisamos vencer o golpismo e a imposição de vontades de fora para dentro para que a vocação democrática do Vasco prevaleça”, disse o clube, em nota, ao comentar uma matéria que iria ao ar na Globo sobre a ação do Ministério Público.

“A Rede Globo fará nas próximas horas nova tentativa de estabelecer um vínculo umbilical entre a Diretoria do Vasco e uma torcida organizada específica, a Força Jovem. O objetivo é alimentar a absurda ação movida pelo Ministério Público pela destituição dos dirigentes do clube, pressionando o Juízo, que proferirá decisão após a apresentação da manifestação do Vasco no processo. Desta vez, a Rede Globo utilizará imagens feitas no dia de convenção de lançamento de candidatura. Como se sabe, mais de 1500 pessoas se reuniram na Casa Trás os Montes e Alto Douro e em suas imediações. Por questões de capacidade do salão, muitos ficaram do lado de fora. A imprensa convencional reporta o acontecimento de desentendimento entre aqueles que não conseguiram entrar no evento. O que a Rede Globo pretende fazer é associar à diretoria do clube aqueles que se envolveram na confusão, vinculando estes a tal torcida organizada”, diz o texto.

De fato, conforme reportagem do UOL, membros da principal torcida organizada do Vasco investigados pelo Ministério Público prestigiaram o lançamento da chapa de Eurico Miranda à eleição cruzmaltina, realizado na noite da última quinta (14).

O atual mandatário, que disputa a reeleição, rebate e diz que não há impedimento legal em empregar ex-membros de torcidas organizadas em seu quadro de funcionários.

Confira o texto de ataque à Globo e ao MP na íntegra:

“A Rede Globo fará nas próximas horas nova tentativa de estabelecer um vínculo umbilical entre a Diretoria do Vasco e uma torcida organizada específica, a Força Jovem. O objetivo é alimentar a absurda ação movida pelo Ministério Público pela destituição dos dirigentes do clube, pressionando o Juízo, que proferirá decisão após a apresentação da manifestação do Vasco no processo.
Desta vez, a Rede Globo utilizará imagens feitas no dia de convenção de lançamento de candidatura. Como se sabe, mais de 1500 pessoas se reuniram na Casa Trás os Montes e Alto Douro e em suas imediações. Por questões de capacidade do salão, muitos ficaram do lado de fora. A imprensa convencional reporta o acontecimento de desentendimento entre aqueles que não conseguiram entrar no evento. O que a Rede Globo pretende fazer é associar à diretoria do clube aqueles que se envolveram na confusão, vinculando estes a tal torcida organizada.
Em primeiro lugar, cabe lembrar que uma das medidas preliminares desta gestão foi acabar com todas as salas de torcidas que existiam em São Januário. Antes de completar o primeiro semestre desta gestão, o procedimento já estava concluído. Quem pretende agir em conluio, ou proteger, torcedores organizados jamais tomaria tal atitude.
Outra ação foi abolir a distribuição de ingressos gratuitos para torcedores organizados. O Vasco não cede ingresso a torcedor algum. Todos são cobrados. Quem pretende agir em conluio, ou proteger, torcedores organizados jamais tomaria tal atitude.
Também é saudável destacar que o único envolvimento desta diretoria diretamente com a Torcida Força Jovem foi a cessão do ginásio do clube para realização de uma eleição que, em tese, teve por objetivo pacificar o grupo. A supervisão desta eleição, bem como a negociação para a realização do pleito em São Januário, foram feitas pelo Grupamento Especial de Policiamento de Estádios – GEPE.
Em que pese o Vasco ter requerido a abertura de inquérito policial na 17ª DP a fim de colaborar com a apuração dos fatos ocorridos após o jogo Vasco x Flamengo, tal inquérito jamais recebeu do GEPE ou do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro a necessária contribuição ou consulta no sentido de fazer com que tivesse o desfecho desejado, identificação e punição dos responsáveis. Muito pelo contrário, tanto o MP quanto o GEPE não se mostram entusiasmados com a investigação referente àquele episódio, preferindo movimentar algo paralelo e com objetivo claro de criminalizar a diretoria do clube.
Especificamente em relação ao desentendimento entre torcedores acontecido após a realização de convenção nos arredores da Casa Trás os Montes e Alto Douro,  o Vasco repudia com veemência episódios de violência, que devem desaparecer não apenas do mundo dos esportes, mas da sociedade em geral, por outro está claro que as opções políticas são livres. Não há como escolher quem nos apóia. Ainda que isso fosse o desejável. Não há como negar o direito de ir e vir e o direito à livre manifestação.
O Vasco mantém com suas torcidas organizadas relação institucional. Sua diretoria ainda acredita na chance de recuperar a essência destes grupos, criados para a promoção de festas em jogos de futebol, não para serem o abrigo de marginalidade.
Desta forma, parece que esta nova matéria da Rede Globo será repleta de ilações requentadas e suposições vazias, mais uma vez. Contudo, como a ideia é manter até 7 de novembro a aura de vilania sobre a diretoria, influenciando o judiciário, influenciando a opinião pública e influenciando o quadro associativo do clube, tudo indica que mais uma matéria falaciosa irá ao ar.
Portanto, vale recomendar atenção aos vascaínos para o movimento golpista que se desenvolve no já conhecido vale das sombras. Precisamos vencer o golpismo e a imposição de vontades de fora para dentro para que a vocação democrática do Vasco prevaleça.”