Topo

Placas e contrato de Carille: Corinthians anima grupo com "agenda positiva"

Direção do Corinthians entregou placas a atletas e funcionários por marca histórica - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Direção do Corinthians entregou placas a atletas e funcionários por marca histórica Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

16/09/2017 04h00

De volta de viagem ao exterior por motivos profissionais na última terça-feira, o presidente Roberto de Andrade decidiu pelo reconhecimento em nome da temporada marcante do Corinthians até aqui. Em meio a resultados difíceis nos últimos cinco jogos, mas dentro de um ano positivo e com título, estabeleceu com a direção do clube algumas medidas para animar o elenco para a sequência de 2017.

"Agenda positiva" é o termo utilizado pelo diretor de futebol Flávio Adauto para resumir as medidas tomadas desde quinta-feira. O principal ponto nesse sentido foi a renovação de contrato do treinador Fábio Carille, rapidamente definida pela direção do clube.

Conforme explicado por Carille e pelo presidente Roberto de Andrade na sexta-feira, foram decisões rápidas. "Tudo começou ontem [quinta]. Eu pedi que [o Corinthians] entrasse em contato com meus empresários, e se definiu hoje. Não falei ainda com minha família", declarou o treinador, que recebeu um vínculo de dois anos com opção de renovação por mais uma temporada.

Até as primeiras horas de quinta-feira, essa não era a expectativa do estafe de Fábio Carille, que entendia não ser o momento ideal para discutir um novo contrato. A direção do Corinthians, por sua vez, enxergou o voto de confiança no treinador, bastante valorizado pelo trabalho, como maneira de oxigenar o ambiente. Em uma reunião com Paulo Pitombeira, agente de Carille, já selou o vínculo.

Embora não tenha se reunido com os pré-candidatos à presidência, o que Roberto de Andrade indicou que faria recentemente, o Corinthians tratou de se certificar de que havia consenso em torno do nome do treinador. O diretor de futebol Flávio Adauto falou com pelo menos três cotados ao pleito: Paulo Garcia, Osmar Stabile e Romeu Tuma Júnior. Vale lembrar que o ex-presidente Andrés Sanchez, favorito a disputar as eleições, já declarou publicamente que Carille deveria seguir.

Placas e tranquilidade para Arana

A fim de dar carinho e reconhecimento aos atletas e funcionários, Roberto de Andrade, Adauto e o gerente Alessandro entregaram placas que parabenizaram todos do departamento de futebol pelos feitos alcançados em nove meses da temporada. A invencibilidade de 34 jogos, quebrada pelo Vitória em agosto, foi a segunda maior da história do clube e permitiu, além do título paulista, o melhor turno de um Brasileirão por pontos corridos até hoje.

Além de aliviar a cobrança pela volta dos triunfos, já que o time ganhou só uma partida nas últimas cinco, o gesto vem em momento que alguns atletas tiveram transferências recusadas no mês passado. Um ponto que ainda irritou o presidente Roberto de Andrade foi a insinuação de salários atrasados no Corinthians, que mantém esses pagamentos em dia. Por outro lado, estão atrasadas premiações por vitórias no Brasileirão e luvas para alguns atletas como Gabriel, Jadson, Rodriguinho e Arana, entre outros.

Um episódio de relativa repercussão também passou praticamente despercebido e envolveu um dos jogadores mais queridos do elenco. O lateral Guilherme Arana, acidentalmente, divulgou fotos íntimas em uma rede social, mas conteve reações ao assumir o erro publicamente e se desculpar. Direção e comissão técnica entenderam que Arana não merecia qualquer tipo de punição por isso. "É uma questão muito pessoal. É um menino que treina bem, é jovem", disse rapidamente Carille.

Com a referida agenda positiva, o Corinthians espera recuperar o caminho das vitórias no próximo domingo, em Itaquera, diante do Vasco (17). A sequência a seguir é dura para o líder do Brasileirão e passa por uma partida decisiva com o Racing (20), na Argentina, um clássico com o São Paulo (24), no Morumbi, e ainda uma visita ao Cruzeiro (1 de outubro).